Bolsonaro está pedindo para ser preso; só pode

Ex-presidente ficou dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, após ser alvo de operação sobre tentativa de golpe
Imagens de circuito interno mostram Bolsonaro na embaixada da Hungria, em Brasília
Imagens de circuito interno mostram Bolsonaro na embaixada. (Foto: The New York Times / Reprodução)

O que aconteceu?

O “mito”, sempre tão estridente e valente nas redes sociais e ambientes controlados, mais uma vez deu mostras de que “quem tem aquilo tem medo”, e assim como importou o ex-presidente Michel Temer – de São Paulo para Brasília – para costurar uma saída diante da iminência de um pedido de prisão por apologia à desobediência civil, durante ato na Avenida Paulista em 7 de setembro de 2021, correu assustado para a embaixada da Hungria em Brasília, buscando “asilo político” nas asas do proto ditador Viktor Orbán.

Ao ter sido obrigado a entregar seu passaporte, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 12 de fevereiro deste ano, Bolsonaro, ao que tudo indica, imaginou que veria o sol nascer quadrado no dia 13, a partir de uma confortável cela na Papuda, e se mandou, às escondidas, para o “exterior”, a fim de evitar a prisão. Como sabido, uma embaixada em território estrangeiro mantém status do próprio país que representa, ou seja, as dependências da Representação húngara equivalem à própria Hungria.

Obstrução de Justiça

Respirando aliviado e com o intestino mais leve no dia 14, o corajoso ex-capitão deixou as dependências da Representação Diplomática da Hungria e “retornou” ao Brasil. Porém, com a divulgação do fato pelo jornal NYT, o tiro poderá ter saído pela culatra e o devoto da cloroquina poderá, justificadamente, ser preventivamente preso. Pior. Dessa vez, não terá Michel Temer ou afagos ao Xandão (Ministro Alexandre de Moraes) que o salvem. Bolsonaro é investigado e sua atitude configura clara obstrução de Justiça.

Vai ser preso, afinal?

Bem, de acordo com o Código Penal brasileiro, um investigado que tente escapar (fugir) poderá ter a prisão preventiva decretada pela Justiça. Resta evidente, pois, que Bolsonaro faz por merecer um xadrez antecipado (antes de uma condenação transitada em julgado). Se o STF terá, ou não, a coragem necessária para trancar o patriarca do clã das rachadinhas, é o que iremos ver nas próximas horas. Particularmente, aposto que sim. Pero no mucho! Só umas 10 pila, hehe.

Leia também:

Ex-deputado Narcio Rodrigues vira réu por suposto desvio em convênio em MG

A viagem de José Dirceu a Belo Horizonte

MPF vai investigar invasões e ameaças contra indígenas Pataxó em MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse