Lula decidiu antecipar sua vinda a Belo Horizonte para a tarde desta quarta-feira (7). Coincidência ou não, é justamente quando Romeu Zema, que tenta se reunir com o presidente da República, ficará o dia inteiro em Brasília. Há quem tem interpretado a mudança brusca na agenda como uma alternativa para, justamente, não encontrar com o governador de Minas na capital federal. Apesar disso, o vice-governador Mateus Simões deve receber Lula na chegada ao aeroporto da Pampulha, às 14h.
Até mesmo parlamentares bem relacionados com o Planalto foram pegos de surpresa com a mudança na agenda e precisaram embarcar para Belo Horizonte de forma apressada, no final da manhã desta quarta.
Em BH, Lula terá reuniões com lideranças políticas e empresários do Estado. A agenda do presidente tem sido coordenada pelo ex-ministro Walfrido Mares Guia, aliado de muitos anos do petista.
Na segunda (5), a equipe de Lula até chegou a fazer contato direto com Zema para viabilizar um encontro: a data ainda não saiu. Zema se colocou a disposição para encontrar em BH nesta quinta ou na sexta, em Brasília. Ainda não houve resposta.