Itaminas firma acordo com empresa de Abu Dhabi para rotas diretas de minério de ferro ao Oriente Médio

Parceria amplia presença da empresa no mercado internacional e abre espaço para novas oportunidades no setor mineral brasileiro
A empresa possui uma capacidade produtiva de 15,5 milhões de toneladas anuais. Foto: Itaminas/Divulgação
Com a nova composição societária, a companhia seguirá na execução de seu plano de investimentos de longo prazo. Foto: Itaminas/Divulgação

A mineradora brasileira Itaminas selou, no último dia 22, um acordo de cooperação com a Hafeet Rail em Abu Dhabi. O objetivo do entendimento é criar um polo logístico e comercial para a exportação direta de minério de ferro produzido em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte, para Omã e Emirados Árabes Unidos.

O acordo prevê a integração da cadeia de suprimentos da mineração, com o transporte de minério de ferro por meio de infraestrutura ferroviária entre o Brasil e o Oriente Médio. A parceria permite que a Itaminas amplie sua presença internacional e estruture um corredor logístico que abrirá novas oportunidades de mercado para outras empresas do setor mineral brasileiro.

A Hafeet Rail, formada por grupos de Omã e dos Emirados, é responsável por operar a primeira ferrovia transfronteiriça da região. A empresa atua como integradora logística, conectando portos, zonas industriais e centros consumidores. O acordo entre as partes permite operações conjuntas, compartilhamento de infraestrutura e troca de conhecimento técnico.

O CEO da Itaminas, Thiago Toscano, e o CEO da Hafeet Rail, Ahmed AlMusawa AlHashemi, assinaram o documento, com presença de membros do conselho e da diretoria da mineradora brasileira. O acordo estratégico entre a Itaminas e o Porto Sudeste viabiliza o escoamento competitivo do minério para o Golfo.

A iniciativa tem impacto direto em Minas Gerais, onde está concentrada a maior parte da produção mineral do Brasil. Novas rotas de exportação ampliam o mercado para o minério de ferro mineiro, geram empregos e impulsionam a economia local. O projeto fortalece o Brasil como fornecedor de recursos naturais, alinhado a compromissos globais de sustentabilidade e diversificação de mercados.

Com o acordo, a Itaminas assume posição central na abertura de rotas comerciais diretas entre o Brasil e países do Oriente Médio, reforçando a integração logística e a participação brasileira na transição energética global. A movimentação amplia as possibilidades de diversificação dos destinos de exportação e fortalece a atuação internacional da mineração nacional.

Leia também:

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Em defesa do interesse dos mineiros de todas as cidades

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse