Itaminas ‘fecha a porta’ para interessados e reafirma que não está à venda

“Seguiremos firmes na nossa missão de fazer da Itaminas a melhor e mais admirada empresa de mineração do Brasil”
Planta de mineração da Itaminas
Empresa não está à venda, afirmam Argeu Géo e Rodrigo Gontijo (Foto: Itaminas/Divulgação)

Diante das especulações de mercado que voltaram a circular nas últimas semanas sobre uma possível venda da Itaminas, dois dos principais acionistas da mineradora decidiram se pronunciar publicamente. Em nota enviada à imprensa, os empresários Argeu Géo e Rodrigo Gontijo reafirmam que não têm qualquer intenção de vender a companhia, e reforçam o compromisso com o plano de crescimento que vem sendo executado desde o início da nova gestão.

A Itaminas passou por uma transformação profunda e admirável. Hoje, é uma empresa mais rentável, ética, bem gerida e admirada no mercado”, afirma o comunicado, destacando que os avanços alcançados ao longo do último ano explicam o crescente interesse de investidores, mas não sinalizam qualquer disposição de venda por parte dos controladores.

Entre os marcos recentes mencionados pela empresa estão a revalidação da licença ambiental após oito anos, o aumento da capacidade de processamento para 15 milhões de toneladas, que a coloca como a segunda maior licença do Quadrilátero Ferrífero, e a assinatura do contrato com o Porto Sudeste, permitindo exportações diretas ao mercado internacional.

Parcerias importantes

A nota também destaca a parceria com a Vale, classificada como o relacionamento estratégico mais relevante da empresa, que inclui o arrendamento da mina de Jangada e representa um passo estrutural no plano de expansão da Itaminas. Além disso, a mineradora tem firmado alianças internacionais, como o recente acordo com a Hafeet Rail, empresa ligada aos fundos soberanos dos Emirados Árabes Unidos e de Omã, com foco na abertura do mercado do Oriente Médio.

A movimentação para esclarecer os rumores de venda se dá no momento em que a empresa volta a ser alvo de especulações no meio financeiro, pauta que, nos bastidores, já teria motivado reuniões canceladas por parte dos sócios da empresa. “De fato, respondemos negativamente aos reiterados pedidos de reunião para tratar do assunto. Não queremos”, diz a nota, com ênfase incomum no mundo corporativo.

Encerrando o posicionamento, os acionistas reforçam o orgulho pela trajetória da companhia e reiteram o compromisso com os colaboradores, as comunidades do entorno, os parceiros e o país: “Seguiremos firmes na nossa missão de fazer da Itaminas a melhor e mais admirada empresa de mineração do Brasil”, conclui o texto.

Leia também:

A ausência notada no ato que oficializou a doação do Hospital de Divinópolis à União

Foragida pelos atos de 8 de janeiro é presa em Divinópolis quando ia ao mercado

TJMG manda para o STJ ação que questiona aumento salarial dos vereadores de Contagem

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse