A operadora telefônica TIM quer dobrar, até o fim de 2025, o número de cidades de Minas Gerais abrangidas pelo sinal 5G. A intenção foi anunciada pela companhia nesta quinta-feira (24), durante evento com jornalistas em Belo Horizonte. Os planos de expansão da cobertura do sinal compõem um investimento de R$ 250 milhões no estado até o fim do ano.
Hoje, o 5G da TIM alcança 57 cidades mineiras. Com a expansão, o número saltará para 131. Metade do aporte de R$ 250 milhões foi feito até o mês de junho. As cifras restantes serão aplicadas ao longo dos próximos meses.
Atualmente, a base de clientes da empresa em Minas gira em torno de 6 milhões de pessoas.
“O investimento é para dar um passo a mais. Não quero terminar os próximos anos sendo o 3° player em participação (no mercado mineiro). Queremos crescer”, disse o executivo Fábio Avellar, vice-presidente de Receitas da companhia.
Segundo Avellar, as cifras direcionadas à expansão do 5G e à melhoria do sinal 4G são o “coração” dos investimentos da companhia.
De acordo com o executivo, São Paulo também está na lista de estados que terão a cobertura ampliada. A avaliação é que o crescimento do número de antenas ajuda a fomentar outros setores da economia que não o de telecomunicações.
“Estamos investindo forte porque isso acelera a economia do país. É você viajando de férias (com cobertura de sinal telefônico), mas também um produtor do agronegócio descarregando mercadorias”, apontou.
A expansão do sinal 5G deve levar a cobertura inclusive a pequenos municípios, como Antônio Dias, Belo Vale, São Brás do Suaçuí e Cruzeiro da Fortaleza.
Novas lojas
A abertura de pontos físicos também está nos planos da companhia, que passará a ter uma loja-conceito na Savassi, em Belo Horizonte. A ideia é aproveitar o espaço para vender produtos como celulares, relógios digitais e videogames. Conforme Avellar, o objetivo é posicionar a TIM como “empresa de tecnologia” que oferece bens de consumo e, também, conexão à internet.
Ao todo, o plano de negócios prevê a abertura de 14 novas lojas em Minas neste ano. Neste momento, são 79.
