Mão dupla: o que o União Brasil quer de Carlos Viana

Senador articula apoio do partido e negociação pode envolver eleição interna no Congresso
Senador Carlos Viana (PSD-MG) articula apoios para se candidatar. (Foto: Agência Senado / Divulgação)
Senador Carlos Viana (PSD-MG) articula apoios para se candidatar. (Foto: Agência Senado / Divulgação)

Depois de puxar o freio de mão nas negociações com o Republicanos, o senador Carlos Viana abriu conversas para se filiar ao União Brasil e disputar a Prefeitura de BH pelo partido. A articulação passa não só pelos interesses da legenda na capital mineira, mas também pelo voto de Viana: o União pretende lançar uma candidatura à presidência do Senado em fevereiro do ano que vem.

Neste cenário, Viana, se filiando ou não no União, mas tendo o apoio do partido para as eleições de 2024, atuaria para auxiliar a candidatura da legenda no Senado.

O ponto crucial na articulação é que o voto de Viana so estaria disponível ao União em um cenário de derrota: em caso de vitória nas urnas, assumiria como senador o suplente Castellar Neto, atual secretário de Governo de Fuad Noman (PSD) e homem de confiança do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP). Ou seja, dificilmente Viana teria qualquer influência no apoio de Castellar no Senado.

A propósito, O Fator mostrou que interlocutores vinham atuando para impedir que a briga política no diretório nacional do União Brasil atingisse o diretório mineiro do partido. Pelo que a coluna apurou, deu certo: a legenda em Minas não sofrerá intervenção e o deputado federal Delegado Marcelo Freitas seguirá na presidência.

Além de Viana, o União também mantém conversas com auxiliares de Fuad que tentam levar o partido para apoiar a reeleição do prefeito. Ainda não há martelo batido.

Enquanto o acerto com o União ainda não se concretiza, Viana segue buscando um partido que o dê boa estrutura para se candidatar. As conversas com o Republicanos esfriaram depois que o senador sentiu que a legenda não faria grandes aportes financeiros em sua candidatura.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse