Bancada da bala pauta projeto para transformar o Brasil em vários Texas

Texto autoriza estados e DF a adotarem regras próprias sobre armas de fogo
O deputado Junio Amaral em comissão da Câmara
Junio Amaral (PL-MG) foi relator do projeto na Comissão de Segurança Pública. Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

A CCJ da Câmara pautou para esta terça (16), a partir das 14h30, um projeto de lei que autoriza os estados a adotarem suas próprias leis sobre armas de fogo – de maneira semelhante aos Estados Unidos.

De autoria de Caroline de Toni (PL-SC), hoje presidente da CCJ, o projeto foi aprovado na Comissão de Segurança Pública em 12 de dezembro, na forma de substitutivo de Junio Amaral (PL-MG).

Pelo texto de Amaral, “os Estados e o Distrito Federal ficam autorizados a disporem de forma específica sobre a posse e o porte de armas de fogo, para fins de defesa pessoal, práticas desportivas e de controle de espécies exóticas invasoras”, como os javalis.

Na CCJ, o parecer coube a Paulo Bilynskyj (PL-SP), que aprovou o texto de Amaral.

Como até as pedras em Rio das Ostras sabem, o PCC e outras quadrilhas fizeram festa com os decretos do governo Bolsonaro flexibilizando compras de armas de fogo. Basta ler reportagens como Investigações mostram como política de Bolsonaro arma o PCC, CACs: Exército liberou armas para 5,2 mil condenados por tráfico de drogas e outros crimes e Armas compradas legalmente vão parar nas mãos de criminosos, aponta levantamento.

Em dezembro, a AGU do governo Lula ingressou com dez ações no STF pedindo a declaração de inconstitucionalidade de leis estaduais e municipais que facilitaram o acesso a armas de fogo. Na semana passada, voltou à carga, contra leis do Rio Grande do Sul e Paraná.

Leia também:

Vereadores aprovam projeto sobre retrofit do Centro de BH

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse