FAOP vai assumir competências que eram do BDMG Cultural

Fundação do Estado herdará responsabilidades que eram do braço cultural do banco mineiro
A FAOP é uma unidade da Secult, que nasceu em 1968, da união dos esforços do poeta Vinicius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Affonso Ávila, como espaço para produzir e absorver arte
A FAOP é uma unidade da Secult, que nasceu em 1968, da união dos esforços do poeta Vinicius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Affonso Ávila, como espaço para produzir e absorver arte. Foto: Divulgação/FAOP

Apesar de encerrar o BDMG Cultural como órgão oficial do banco mineiro, o governo Zema criou uma estratégia para readequar os investimentos na área: o BDMG poderá realizar financiamentos por meio da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP).

A FAOP, inclusive, vai “herdar” parte da estrutura do BDMG Cultural e seu presidente, Jefferson da Fonseca Coutinho, será anunciado como também presidente do órgão. Na prática, o braço cultural do banco deixará de existir mas terá seu trabalho repassado à FAOP.

Na avaliação do Conselho de Administração do BDMG, o apoio cultural do banco terá um potencial de impacto na sociedade maior se estiver articulado com outras ações culturais desenvolvidas e acompanhadas pela Secult, do que atuando de forma difusa. A FAOP é uma unidade da Secult, que nasceu em 1968, da união dos esforços do poeta Vinicius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Affonso Ávila, como espaço para produzir e absorver arte.

No decorrer de mais de meio século de existência, a FAOP atua em ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea. No decorrer desse período, a instituição ultrapassou os limites de Ouro Preto e passou a atuar em todo o Estado no fomento de atividades culturais em diversas áreas.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse