João Batista dos Mares Guia vai voltar ao PT quase 40 anos depois de sair por disputa interna

Ex-deputado estadual foi convidado por Lula a retornar ao partido
Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade.
Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade. Foto:Divulgação/Rede

Quase 40 anos depois de romper e deixar o PT, o ex-deputado estadual João Batista dos Mares Guia vai retornar ao partido. O Fator apurou que a volta do sociólogo ao grupo petista se deu após convite de Lula a ele durante evento da fábrica da Biomm em Nova Lima, no final de abril, quando o presidente da República e Mares Guia estiveram juntos.

A filiação de Mares Guia ao PT deve ser oficializada em evento ainda a ser anunciado em Belo Horizonte, provavelmente quando Lula retornar à capital mineira. O plano é que o sociólogo seja candidato a deputado federal em 2026 pelo partido. Atualmente, ele atua prestando consultorias para prefeituras e empresas no âmbito do setor de educação.

Durante o evento da Biomm, Lula chegou a brincar, em sua fala, comentando que João Batista foi o primeiro Mares Guia que conheceu. “Uma das figuras mais inteligentes que eu conheci na política”, disse o presidente. “Ele era tão inteligente que acabou não cabendo no PT. (…) Mas um dia ele vai voltar. O bom filho à casa retorna”, emendou.

João Batista deixou o PT em 1985, após desavenças internas com o diretório estadual do partido. Na época, ele queria se candidatar à Prefeitura de Belo Horizonte mas acabou perdendo a disputa interna.

Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade.

Leia também:

Renúncia de candidato livra federação liderada pelo PT de ter chapa cassada na Grande BH

Mais um sindicato vai ao Tribunal de Justiça para barrar teto de gastos de Minas

‘Fala, Fator’ recebe Guilherme Ibraim e repercute segundo debate com candidatos à Prefeitura de BH

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse