A busca do emedebista Gabriel Azevedo por uma aliança com o PSDB

Gabriel já foi filiado ao partido e transitava muito bem dentro da legenda
Gabriel já foi filiado ao partido e transitava muito bem dentro da legenda

Já acertado com o MDB para disputar a Prefeitura de BH pelo partido, o presidente da Câmara de BH, Gabriel Azevedo, agora tenta arrematar aliados para a sua chapa. Na noite desta quarta-feira (6), esteve com os deputados Aécio Neves e Paulo Abi-Ackel, do PSDB, em Brasília, para tentar alinhavar uma nova construção – a vaga de vice foi oferecida aos tucanos, que ficaram de analisar e responder em breve. O presidente do MDB em Minas, deputado Newton Cardoso Jr, também participou.

Na última segunda, Gabriel já havia visitado Aécio e Abi-Ackel para tratar da eleição. No encontro, chegou-se a debater a ida para o PSDB, mas o caminho sugerido foi de ingressar com os emedebistas para, depois, articular uma aliança com os tucanos que pudesse envolver um acordo partidário em outras cidades.

Por parte do PSDB, há a sensação de que o acordo deve mesmo ser selado. Gabriel já foi filiado ao partido e transitava muito bem dentro da legenda. A relação pessoal com Abi-Ackel, inclusive, sempre foi e é boa. A dúvida dos tucanos passa pela receptividade do Cidadania, partido em que está federado desde 2022, e com o nível de conversas que vinham mantendo com o prefeito Fuad Noman (PSD), que tentará a reeleição.

Fuad foi secretário de Estado dos governos tucanos e também sempre esteve presente nos círculos pessoais de Aécio e Abi-Ackel. A grande pedra no sapato neste acordo é a proximidade do prefeito com o grupo liderado pelo secretário de Casa Civil de Zema, Marcelo Aro, por quem o PSDB não morre de amores.

Leia também:

STF vira palco de nova batalha judicial sobre ações de prefeituras contra mineradoras no exterior

A queda de braço entre o PT e o PRD pelo apoio do Republicanos em Contagem

Pontapé inicial do novo PTB em Minas tem Saraiva Felipe, Apolo Heringer e ex-deputados

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse