Pelo menos quatro pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte disputaram espaço, na tarde desta quarta-feira (7), para conseguir um momento e uma foto com Lula no desembarque do presidente da República no aeroporto da Pampulha.
Rogério Correia (PT), Duda Salabert (PDT), Bella Gonçalves (PSOL) e o prefeito Fuad Noman (PSD) conseguiram a fotografia. O aceno de Lula a um candidato, no entanto, ainda é incerto.
Dentro do PT, uma ala mais ligada à tesoureira nacional do partido, Gleide Andrade, tem articulado para que o partido lance Correia – com o argumento de que os petistas não podem ficar sem candidato em nenhuma das capitais do Sudeste.
Há outra ala, no entanto, que defende que o PT continue na base e apoie a reeleição de Fuad Noman. Na semana passada, o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, chegou a sinalizar que conversaria com Lula para alinhar esse apoio.
Já Duda e Bella alimentam um sonho ainda distante de contar com o PT. Na avaliação de interlocutores da deputada federal, o PT vai apoiar candidatos de todos os partidos de esquerda aliados nas capitais – faltando somente o PDT. Neste caminho, poderia sair daí uma construção para o apoio.