Durante evento em Nova Lima, Lula recorda caso de modelo morta e constrange presentes

Presidente lembrou da amizade com Walfrido Mares Guia e diálogo quando o convidou para assumir ministério
Apesar de ter prestado depoimento, o inquérito não colocou Walfrido como suspeito ou alvo
Saia justa em evento em Nova Lima (MG) Foto: Divulgação/Planalto

Uma fala do presidente Lula (PT), durante a inauguração da fábrica da Biomm nesta sexta-feira (26), em Nova Lima (MG), causou enorme constrangimento aos presentes, em especial ao ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, sócio do empreendimento.

Ao iniciar seu discurso, Lula lembrou do início da amizade com Walfrido e o convite para que o empresário assumisse o Ministério do Turismo em 2003, em seu primeiro mandato. Mas Lula acabou recordando uma passagem nada agradável, quando o ex-ministro, à época deputado federal, prestou depoimento por conta de uma investigação sobre a morte de uma modelo em Belo Horizonte, em agosto de 2000.

Na fala, Lula reproduziu o diálogo com Walfrido, no dia do convite para assumir o ministério, quando o empresário teria dito que não aceitaria por causa do desgaste que poderia causar:

“Tinha um processo aqui em Minas, de uma acusação de agressão física a uma mulher, e ele falou: ‘uma denúncia que envolve meu nome, nem a conheço. Se eu aceitar o cargo, as pessoas irão à imprensa e vão me massacrar. Não quero causar problemas dentro de casa também’.

E continuou: “Eu perguntei se ele fez. Ele disse que não. Então assuma a responsabilidade, venha para o governo e vamos brigar para defender sua inocência e sua honra. Então ele fez, foi ministro e aceitou a responsabilidade”, disse o presidente.

Apesar de ter prestado depoimento, o inquérito não colocou Walfrido como suspeito ou alvo. A investigação, depois, mostrou que a modelo teria sido assassinada por um detetive particular de Contagem com quem, supostamente, manteve relação.

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse