João Batista dos Mares Guia vai voltar ao PT quase 40 anos depois de sair por disputa interna

Ex-deputado estadual foi convidado por Lula a retornar ao partido
Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade.
Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade. Foto:Divulgação/Rede

Quase 40 anos depois de romper e deixar o PT, o ex-deputado estadual João Batista dos Mares Guia vai retornar ao partido. O Fator apurou que a volta do sociólogo ao grupo petista se deu após convite de Lula a ele durante evento da fábrica da Biomm em Nova Lima, no final de abril, quando o presidente da República e Mares Guia estiveram juntos.

A filiação de Mares Guia ao PT deve ser oficializada em evento ainda a ser anunciado em Belo Horizonte, provavelmente quando Lula retornar à capital mineira. O plano é que o sociólogo seja candidato a deputado federal em 2026 pelo partido. Atualmente, ele atua prestando consultorias para prefeituras e empresas no âmbito do setor de educação.

Durante o evento da Biomm, Lula chegou a brincar, em sua fala, comentando que João Batista foi o primeiro Mares Guia que conheceu. “Uma das figuras mais inteligentes que eu conheci na política”, disse o presidente. “Ele era tão inteligente que acabou não cabendo no PT. (…) Mas um dia ele vai voltar. O bom filho à casa retorna”, emendou.

João Batista deixou o PT em 1985, após desavenças internas com o diretório estadual do partido. Na época, ele queria se candidatar à Prefeitura de Belo Horizonte mas acabou perdendo a disputa interna.

Em 2018, ele foi candidato ao governo de Minas pela Rede Sustentabilidade.

Leia também:

Fávaro vai à Câmara explicar fiasco no leilão de arroz

Cassinos voltam à mesa da CCJ do Senado

Justiça suspende atividades de mineradora na Serra do Curral em Belo Horizonte

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse