Mão dupla: o que o União Brasil quer de Carlos Viana

Senador articula apoio do partido e negociação pode envolver eleição interna no Congresso
Senador Carlos Viana (PSD-MG) articula apoios para se candidatar. (Foto: Agência Senado / Divulgação)
Senador Carlos Viana (PSD-MG) articula apoios para se candidatar. (Foto: Agência Senado / Divulgação)

Depois de puxar o freio de mão nas negociações com o Republicanos, o senador Carlos Viana abriu conversas para se filiar ao União Brasil e disputar a Prefeitura de BH pelo partido. A articulação passa não só pelos interesses da legenda na capital mineira, mas também pelo voto de Viana: o União pretende lançar uma candidatura à presidência do Senado em fevereiro do ano que vem.

Neste cenário, Viana, se filiando ou não no União, mas tendo o apoio do partido para as eleições de 2024, atuaria para auxiliar a candidatura da legenda no Senado.

O ponto crucial na articulação é que o voto de Viana so estaria disponível ao União em um cenário de derrota: em caso de vitória nas urnas, assumiria como senador o suplente Castellar Neto, atual secretário de Governo de Fuad Noman (PSD) e homem de confiança do secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro (PP). Ou seja, dificilmente Viana teria qualquer influência no apoio de Castellar no Senado.

A propósito, O Fator mostrou que interlocutores vinham atuando para impedir que a briga política no diretório nacional do União Brasil atingisse o diretório mineiro do partido. Pelo que a coluna apurou, deu certo: a legenda em Minas não sofrerá intervenção e o deputado federal Delegado Marcelo Freitas seguirá na presidência.

Além de Viana, o União também mantém conversas com auxiliares de Fuad que tentam levar o partido para apoiar a reeleição do prefeito. Ainda não há martelo batido.

Enquanto o acerto com o União ainda não se concretiza, Viana segue buscando um partido que o dê boa estrutura para se candidatar. As conversas com o Republicanos esfriaram depois que o senador sentiu que a legenda não faria grandes aportes financeiros em sua candidatura.

Leia também:

Ex-deputado Narcio Rodrigues vira réu por suposto desvio em convênio em MG

A viagem de José Dirceu a Belo Horizonte

MPF vai investigar invasões e ameaças contra indígenas Pataxó em MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse