O novo favorito para a vaga de desembargador do TJMG

Advogados indicados pela OAB serão selecionados hoje em votação interna na Corte
Seis advogados da OAB-MG foram escolhidos para concorrer a uma vaga de desembargador no TJMG
Ao todo 30 advogados e advogadas se candidataram para a vaga

Depois de emplacar Paula Cunha e Silva como a primeira Promotora de Justiça alçada ao cargo de Desembargadora, pelo Quinto Constitucional, Governador Valadares pode emplacar mais um cidadão em um alto cargo do Poder Publico.

Desponta como favorito para a próxima vaga a desembargador do TJ de Minas o advogado valadarense Fábio Vieira da Silveira, que, na última eleição municipal, em 2020, foi candidato a vice-prefeito.

Acontece que a candidatura do advogado Hermes Guerrero, Diretor da Faculdade de Direito da UFMG, tem sofrido resistência no governo Zema por conta da proximidade do jurista ao ex-prefeito Alexandre Kalil. Signatário da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, lida no Largo São Francisco durante as eleições de 2022, antecedendo ato de protesto contra o então Presidente Jair Bolsonaro, Guerrero é visto como um perfil muito antagônico ao da cúpula de Zema.

Mesmo contando com importantes apoios, como o do Presidente da OAB/MG, Sérgio Leonardo, e do Presidente do TJMG, Desembargador José Arthur Pereira Filho, é difícil que Guerrero supere a resistência do Partido Novo. Neste cenário, passa a favorito o advogado valadarense Fábio Vieira, que tem boas chances de integrar a lista tríplice por ser apoiado por uma grande liderança do judiciário mineiro, o ex-Presidente da Corte Estadual, desembargador Nelson Messias.

Para ser nomeado pelo Governador, o advogado conta com amplo apoio político, tendo engajados em sua campanha muitos deputados estaduais e federais, e por ter o apoio da candidata à Prefeitura de BH e Secretária de Planejamento, Luísa Barreto, recém filiada ao Partido Novo, uma das pessoas mais próximas ao Governador Romeu Zema e ao Vice-governador Mateus Simões.

Fábio também é próximo ao final Presidente do Partido Republicanos em MG, Deputado Federal Euclydes Pettersen, de quem inclusive é sócio em uma aeronave, segundo sua prestação de contas e declaração de bens apresentadas ao TSE, nas eleições de 2020.

Leia também:

MDB presta solidariedade a deputado mineiro condenado por corrupção e confia em reversão de sentença

Fávaro vai à Câmara explicar fiasco no leilão de arroz

Cassinos voltam à mesa da CCJ do Senado

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse