Os muitos apoios do prefeito de Gouveia

Deputados se queixam do vai e volta de Toninho
Atualmente, Toninho tem negociado seu apoio à deputada federal Rosângela Reis (PL).
Atualmente, Toninho tem negociado seu apoio à deputada federal Rosângela Reis (PL). Foto: Reprodução/Redes

Não são apenas celebridades que amargam a decepção de traições públicas. Embora em outro sentido, deputados estaduais e federais também se veem às voltas de “adultérios” políticos – principalmente em anos eleitorais. Na última semana, numa roda de conversa na Assembleia de Minas, vários deputados se queixavam do prefeito da cidade de Gouveia, Toninho (MDB).

Com margens menores de arrecadação e de repasses do Governo Federal e Estadual, parte das realizações em cidades do interior depende da boa relação do seu prefeito com outros políticos, principalmente deputados estaduais e federais. Além do volume cada vez maior de destinação de emendas parlamentares, os deputados têm um poder maior de pressão política, seja no governo Zema ou com o governo Lula, de contemplar as cidades em programas e ações governamentais.

Por essa lógica, Toninho procura os deputados em seus gabinetes, pedindo destinação de emendas em troca de apoio político. Ainda em fase de “conquista”, Toninho faz gestos de consolidação de parceria, convidando-os para reuniões com lideranças ou para participar de uma das festas mais tradicionais da cidade, a Kobufest. O prefeito, porém, faz esse movimento com vários parlamentares, ao final, não se comprometendo com nenhum. E tão logo consegue o que quer, o dinheiro caindo na conta da prefeitura, ele some e procura outros deputados para firmar novo “compromisso político”.

A lista de deputados traídos por Toninho não é pequena. Entre os deputados federais, queixa-se dele o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL). Entre os deputados estaduais, Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Alê Portela (PL).

A deputada estadual Alê Portela, foi quem esteve por último na Kobufest. “De fato o prefeito Toninho nos procurou, destinamos recursos ao município, fui muito bem recebida na cidade e sou grata pela receptividade na festa da cidade. Mas ao que tudo indica, o prefeito mudou de ideia e desapareceu sem dar explicações. Sei que essas coisas infelizmente fazem parte da política e, é claro, chateiam bastante, mas eu entendo e desejo que o prefeito ache um caminho que seja bom pra cidade.”

Atualmente, Toninho tem negociado seu apoio à deputada federal Rosângela Reis (PL). Nos bastidores, entretanto, já se anuncia como entusiasta de uma possível candidatura a deputado federal do ex-secretário de Governo de Romeu Zema, Igor Eto (Novo). Na Assembleia, já foi visto em reuniões com o deputado estadual Adriano Alvarenga (PP).

Confira o posicionamento do prefeito Toninho:

“O que de melhor um deputado pode fazer por uma cidade é destinar emendas parlamentares ou exercer o seu poder de pressão política para conseguir que o governador ou o presidente contemplem o município através de programas e ações governamentais. É por isso que os prefeitos buscam parcerias com deputados estaduais e federais e oferecem, em troca, apoio político. O prefeito Toninho (MDB), da cidade de Gouveia, não foge à regra. Porém, tem um diferencial que incomoda aqueles políticos acostumados a pedir e não dar. Com Toninho é assim: para receber o seu apoio, o prefeito considera fundamental que o deputado realmente trabalhe em prol do município, caso contrário, o reconhecimento da população, em forma de votos, não virá.
Os gouveanos veem essa atitude do prefeito de forma positiva, afinal, o município atingiu índices de desenvolvimento nunca vistos antes na história política da cidade.
” Toninho busca o recurso através dos deputados e investe no crescimento da nossa cidade. Isso é o que importa. E ele está certo. Pro deputado levar nosso voto, tem que mandar recurso.” , diz um morador. E ao que tudo indica os recursos têm chegado e vêm sendo mesmo muito bem empregados: quase 100% de iluminação de led e pavimentação, resgate e manutenção do hospital local, projetos inovadores como o Programa de Habilitação que irá garantir a entrega da casa própria à famílias de baixa renda, educação de qualidade e saúde em primeiro lugar, colocam o município em posição de destaque.
No entanto , alguns, deputados que buscaram o apoio do prefeito, como o estadual Alencar da Silveira Júnior e a também deputada estadual Alê Portela, revelaram-se insatisfeitos com o fato do Toninho ter acenado possíveis parcerias, mas não efetivá-las a contento. O prefeito Toninho, veementemente, afirma que o município de Gouveia nunca recebeu nenhum recurso vindo de tais deputados. E se não há recurso, não haverá apoio. Na verdade, o apoio do gestor é bastante cobiçado, já que foi eleito por duas vezes consecutivas e com percentuais de voto impressionantes e crescentes. Soma-se a isso, o fato de os deputados por ele apoiados sempre terem tido votação esmagadora na cidade, tanto no pleito estadual quanto no federal.
Ao saber que os deputados insatisfeitos alegaram terem sido vítimas de “adultério político” , o prefeito de Gouveia foi categórico:
” Toda relação deve ser pautada no cumprimento das obrigações que cada um assume. Se as duas partes cumprem com seus compromissos, não tem erro. Mas se não, fatalmente vai ocorrer o desgaste. Eu estou sempre aberto à propostas, desde que elas resultem em dinheiro na conta do município, sim. Afinal, é esse o propósito das parcerias entre prefeitos e deputados. “
E espirituoso que é, ainda acrescentou:
” Quanto ao fato de eu ter o hábito de convidar os políticos para estarem em nossa cidade, é que somos um povo hospitaleiro e gentil, portanto receber pessoas e fazê-las sentirem-se bem aqui não nos requer esforço algum. Na oportunidade, convido a todos para estarem conosco na Kobufest 2024, a maior festa de integração social de nossa região, quando estaremos recebendo grandes artistas como Leonardo, Matheus e Kauan e Lauana Prado. Será um prazer receber a todos, em nossa linda e acolhedora cidade! E saibam que quando me convidam pra uma
festa, não costumo recusar. Prova disso é a minha presença no casamento do Ígor Eto, que, pelo visto, também já causou ciúmes.”

Leia também:

A difícil articulação para Álvaro Damião ser o vice de Fuad

Futebol e Política, juntos, podem fazer um mundo melhor

Quero um amor; um amor maior que eu

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse