Pela 1ª vez na história, Arsae perde contrato com prefeitura atendida pela Copasa

Patos de Minas vai assinar com empresa local e deixar agência estatal
No lugar da agência estatal, a prefeitura de Patos vai acertar com uma agência local, formada por um consórcio de empresas.
No lugar da agência estatal, a prefeitura de Patos vai acertar com uma agência local, formada por um consórcio de empresas. Foto: Divulgação/Arsae

A Arsae perdeu o contrato de regulação do serviço de abastecimento de água e esgoto de Patos de Minas nesta quinta-feira (9). O contrato foi encerrado nesta semana e, pela primeira vez na história, a Agência estatal mineira, criada em 2009, vai perder uma cidade que é atendida e tem contrato vigente com a Copasa.

Pelo que apurou O Fator, o fim do contrato é visto como uma vitória da Copasa e da Prefeitura de Patos de Minas e uma derrota considerável para a Arsae, que baseia sua existência justamente na supervisão e regulação de contratos destes serviços com os municípios.

No lugar da agência estatal, a prefeitura de Patos vai acertar com uma agência local, formada por um consórcio de empresas.

A Arsae é comandada pela ex-deputada estadual Laura Serrano (Novo) desde o início de 2023.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília, e pela Itatiaia. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.

Leia também:

A Venezuela, afinal, não chegou

O ‘apagão de dados’ da concessão do metrô de BH

A revolução invisível no campo

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse