TCE autoriza retomada da licitação para obras do Hospital Regional de Valadares

Consórcio que venceu edital em 2022 não apresentou condições de tocar a obra
A decisão, feita pelo conselheiro Agostinho Patrus, foi tomada em resposta a uma denúncia de possíveis irregularidades no processo licitatório.
A decisão, feita pelo conselheiro Agostinho Patrus, foi tomada em resposta a uma denúncia de possíveis irregularidades no processo licitatório/ Divulgação DER

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) autorizou a retomada da licitação para realizar a reforma do Hospital Regional de Governador Valadares, após inabilitar o Consórcio HR Governador Valadares por ausência de comprovação da capacidade técnica exigida. A decisão, feita pelo conselheiro Agostinho Patrus, foi tomada em resposta a uma denúncia de possíveis irregularidades no processo licitatório.

Segundo as empresas denunciantes, a RFJ Construção e Engenharia Ltda. teria sido criada para burlar a proibição de contratar com o Poder Público aplicada à empresa Comim Construtora Eireli. Após análise, o TCE-MG considerou viável o prosseguimento da licitação e revogou a medida liminar que a suspendia, permitindo assim o andamento regular do processo. A decisão ressaltou a importância do cumprimento das normas e regulamentos nos processos de contratação pública, visando assegurar a transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

No mês passado, a secretaria de Infraestrutura de MG também já havia sinalizado, via portaria, que o consórcio vencedor não mostrava condições de tocar a obra.

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse