A primeira participação de Zema na campanha de Bruno Engler em BH

Governador anunciou apoio ao deputado na semana passada e já atua pela vitória do aliado no 2° turno
Montagem com fotos de Romeu Zema e Bruno Engler
Apoio de Zema a Engler foi oficializado na semana passada. Foto: Divulgação/ALMG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), já entrou na campanha do deputado estadual Bruno Engler (PL) na corrida à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). No sábado (19), segundo apurou O Fator, Zema gravou vídeos ao lado de Engler. O material será usado na reta final da caça aos votos no segundo turno, agendado para domingo (27).

Zema declarou apoio a Engler na quinta-feira (17), um dia após se reunir com o parlamentar do PL e tratar de contrapartidas políticas para o apoio. A oficialização da aliança, entretanto, foi confirmada pelo governador antes mesmo de os liberais emitirem uma resposta a respeito dos pedidos do chefe do Executivo — que, ao lado de dirigentes do Novo, cobrou, por exemplo, maior adesão dos colegas de bancada de Engler a pautas enviadas pelo governo à Assembleia Legislativa.

Embora tenha gravado os vídeos de apoio a Engler, Zema não participou das agendas do candidato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no sábado. A visita do capitão reformado a BH incluiu um almoço com correligionários e uma motocarreata que partiu da Pampulha e terminou no Centro.

No primeiro turno, cabe lembrar, Zema e o Novo apoiaram Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou na terceira posição. Coube ao partido do governador, aliás, indicar Luísa Barreto para ser a candidata a vice na chapa.

O apoio a Engler colocou Zema em uma situação inusitada: o PSD, partido de Fuad Noman, que tenta a reeleição, compõe a base aliada ao governador no Legislativo. Quando o resultado do primeiro turno foi confirmado, Fuad chegou a ligar para Zema e para o vice, Mateus Simões (Novo). Em que pese o apoio ao PL, os pessedistas não planejam desembarcar da coalizão governista por causa disso.

Leia também:

Tribunal propõe mediação entre Poderes para resolver impasse do teto de gastos em Minas

PSDB sonda suplente para cargo na Prefeitura de BH

OAB de Minas já definiu quando votará lista para a vaga de desembargador do TJMG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse