Congresso debate participação do Brasil em última COP antes de Belém

Eventos têm sido marcados pelo conceito de “transição energética”, ou poluir agora para investir em energia limpa depois
Baku, capital do Azerbaijão
Baku, capital do Azerbaijão: sede do evento de "transição energética" deste ano. Foto: Nabi Söhrablı/Pexels

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas realiza na tarde desta terça (15) audiência sobre a COP29, que será realizada em novembro no Azerbaijão.

Como diz o nome mista, a comissão é formada por deputados federais e senadores.

A COP29 será a última conferência da ONU sobre o clima antes de ser a vez do Brasil, que vai sediar a COP30 em Belém no fim de 2025.

Estão confirmadas na audiência de hoje as presenças de Ana Toni, secretária de Mudança Climática do Ministério do Meio Ambiente; e da embaixadora Liliam Beatris, diretora do Departamento do Clima do Itamaraty.

O Brasil tem abraçado de vez nas COPs o conceito de “transição energética”, usado por petroestados como os Emirados Árabes Unidos para justificarem novos investimentos em combustíveis fósseis para, no futuro, quem sabe um dia, usar esse dinheiro em projetos de energia verde.

Leia também:

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

A Constituição de 1988, a Democracia e a Educação Básica: desventuras da educação brasileira, a rotinização da insensatez 

Propag: após Zema criticar vetos, Haddad diz que Minas apresentou proposta ‘bem menor’ para renegociar dívida

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse