Ex-dirigentes e candidatos a vereador do PSB, da coligação de Gabriel, decidem apoiar Fuad

Dissidentes da legenda socialista se reuniram nesta terça (24) com o candidato do PSD para firmar aliança informal
Apoio de dissidentes do PSB a Fuad foi fechado nesta terça (24). Foto: Divulgação/Campanha Fuad Noman
Apoio de dissidentes do PSB a Fuad foi fechado nesta terça (24). Foto: Divulgação/Campanha Fuad Noman

Um grupo de candidatos a vereador do PSB se reuniu nesta terça-feira (24) com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), para declarar apoio à reeleição dele. O PSB, vale lembrar, compõe a coligação de Gabriel Azevedo (MDB). O movimento pelo embarque dos socialistas na campanha de Fuad tem a participação de lideranças que já foram filiadas ao partido, como os ex-deputados federais Mário Assad Júnior, que presidiu o diretório estadual da legenda no ano passado, e Aloísio Vasconcelos.

Fuad e o grupo ligado ao PSB se reuniram na sede da executiva belo-horizontina do PSD. Os socialistas entregaram uma carta em que defendem a reeleição do prefeito, a exemplo de outras forças de legendas de centro-esquerda e esquerda, como o PV. Em 2023, Mário Assad e alguns de seus aliados deixaram os quadros socialistas em meio às negociações que alçaram o deputado estadual Noraldino Júnior ao comando da legenda em Minas Gerais. 

“Muito além de voto útil, defendemos o voto responsável: todo voto tem consequências e é o voto no 1º turno que define as opções que teremos no 2º turno. Para que não haja retrocesso e a cidade continue no caminho do desenvolvimento e da boa governança, frente ao quadro eleitoral atual, nos vimos na responsabilidade de, através desta missiva, propor aos companheiros do PSB, integral apoio ao competente Prefeito Fuad Noman”, lê-se em trecho do texto.

Segundo apurou O Fator, o documento foi subscrito pelos candidatos a vereador Carlinhos da Vila Apolônia, Wallace Mawalli, Roberto Bin-Lade., José Maria da RT Móveis, Franklin Protetor, Pastora Cida e Professor Flávio.

Outros nomes que já estiveram ligados ao PSB, como Waldo Silva, ex-presidente estadual do partido, e Marcelo Rocha Matos, ex-secretário de Mobilização da sigla em BH, também assinaram o manifesto em apoio a Fuad e participaram da reunião com o prefeito.

“Belo Horizonte é uma cidade com histórico de administrações progressistas, comprometidas com o combate à desigualdade social e a melhoria da qualidade de vida dos belo-horizontinos. Os prefeitos do PSB, Doutor Célio de Castro e Márcio Lacerda, tiveram papel destacado na elaboração e consolidação das políticas públicas que há décadas fazem a capital mineira ser destaque entre as demais capitais”, aponta o documento.

No que tange à eleição em BH, o grupo que optou pelo apoio a Fuad em vez de caminhar ao lado de Gabriel Azevedo tem o entendimento de que o apoio à candidatura do PSD é importante para evitar um segundo turno entre dois nomes de partidos à direita — Mauro Tramonte, do Republicanos, e Bruno Engler, do PL.  O PSB, cabe lembrar, indicou Paulo Brant para ser o vice na chapa do emedebista.

Mário Assad Júnior, a propósito, é uma das vozes que participa do processo de refundação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), recentemente incorporado ao Patriota para dar forma ao PRD.

Leia também:

Zema diz a Haddad que Propag foi ‘mutilado’ por Lula e fala em ‘boicote’ do governo federal

Os detalhes da reforma administrativa articulada por Marília em Contagem

Impasse judicial deve empurrar definição de vaga para conselheiro do TCE de MG para 2026

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse