Governo e Codemge lançam programa para apoiar municípios em projetos de PPPs

‘Cidade Parceira’ oferecerá suporte técnico e operacional aos municípios em seis áreas
A consultoria oferecida abrangerá todas as etapas de uma PPP, desde estudos de viabilidade até a busca por investidores, Foto: AMM
A consultoria oferecida abrangerá todas as etapas de uma PPP, desde estudos de viabilidade até a busca por investidores, Foto: AMM

O Governo de Minas Gerais lançou nesta quarta-feira (13) o programa Cidade Parceira, iniciativa que visa auxiliar municípios na estruturação de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O lançamento ocorreu durante o sétimo Congresso Mineiro de Novos Gestores, em Belo Horizonte.

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), oferecerá suporte técnico e operacional aos municípios em seis áreas: educação, abastecimento de água e esgoto, resíduos sólidos urbanos, iluminação pública, mobilidade urbana municipal e saúde.

“Apoiar as prefeituras na estruturação e no levantamento de investimentos, com o conhecimento técnico do governo, impacta diretamente na qualidade dos serviços públicos locais”, afirma Sérgio Cabral, diretor-presidente da Codemge.

O secretário Pedro Bruno, da Seinfra, destaca que a iniciativa permitirá compartilhar a experiência do estado com as administrações municipais. “Essa iniciativa é fundamental para que as prefeituras possam ampliar o uso de concessões e PPPs, a fim de promover o desenvolvimento e o crescimento sustentável das cidades e da região”, declara.

O Cidade Parceira conta com a participação do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A consultoria oferecida abrangerá todas as etapas de uma PPP, desde estudos de viabilidade até a busca por investidores.

As inscrições para o programa serão abertas no primeiro semestre de 2025. Os interessados podem obter mais informações nos sites da Seinfra e da Codemge, ou através do e-mail cidadeparceira@codemge.com.br.

Leia também:

BHP Brasil anuncia novo presidente

Deputados adiam votação de projeto que aumenta bancada de MG

Após calotes, governo de Minas adota nova tática para acordos de leniência

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse