Justiça determina remoção de pesquisa eleitoral do dia 15 em BH

Decisão atende a pedido da campanha de Carlos Viana (Podemos)
Foto mostra a fachada da Prefeitura de BH
Dez candidatos estão no páreo da eleição municipal em BH. Foto: Stênio Lima/PBH

A 28ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte determinou a remoção de uma pesquisa eleitoral divulgada pela empresa AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda (Nervera Serviços de Informática). A decisão foi tomada na quinta-feira (19) em resposta a uma ação ajuizada pela campanha de Carlos Viana (Podemos). Segundo Viana, o levantamento em questão foi publicado no último dia 15 – nesta segunda (23), uma nova pesquisa AtlasIntel foi veiculada, não tendo relação com o levantamento removido na decisão judicial.

O juiz Guilherme Sadi, responsável pela Comissão de Propaganda Eleitoral, ordenou que a AtlasIntel removesse o conteúdo da pesquisa de dois links específicos na internet, incluindo uma postagem no Instagram. Além disso, a empresa foi proibida de veicular e divulgar os resultados da pesquisa impugnada, bem como de realizar pesquisas e enquetes que não estejam em conformidade com a legislação eleitoral.

Apesar de a empresa ter inicialmente cumprido a ordem judicial removendo os links originais, foi constatado que a mesma pesquisa continuava sendo divulgada em outros endereços eletrônicos. Diante desse descumprimento, o juiz reforçou a determinação, estabelecendo uma multa de R$ 10 mil em caso de nova desobediência.

Desdobramentos

O juiz alertou que, além da multa, a empresa pode incorrer em crime de desobediência caso continue a desrespeitar a decisão judicial. A representada tem agora 24 horas para remover o conteúdo dos novos links identificados.

Após o cumprimento das determinações, a AtlasIntel terá prazo para se defender judicialmente. Em seguida, os autos serão encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para emissão de parecer.

Leia também:

Tadeuzinho convoca ex-presidente da Assembleia de Minas para assumir mandato

Após Zema dizer que Propag foi ‘mutilado’, líder do governo na ALMG chama nova lei de ‘conquista’

As opiniões dos presidentes de PT e Novo em Minas sobre o embate entre Haddad e Zema

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse