O ‘novo velho’ incômodo de lideranças mineiras em Brasília com Zema

Postura do governador diante de projeto que tramita na Câmara dos Deputados tem gerado aborrecimento
O governador Romeu Zema.
O governador Romeu Zema. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

Lideranças de Minas Gerais em Brasília (DF) têm manifestado descontentamento com a postura do governador Romeu Zema (Novo) diante do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), visto como saída para refinanciar a dívida do estado com a União. A avaliação é que Zema não tem dado a mesma atenção à proposta que os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. As duas unidades federativas também têm débitos com o governo federal.

Como O Fator já mostrou, Castro é uma das principais vozes favoráveis à aprovação da proposta, apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O governador fluminense chegou, inclusive, a se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para defender agilidade na tramitação do texto.

O Rio de Janeiro, inclusive, recebeu a relatoria da proposta por meio de Doutor Luizinho (PP). Antes, parlamentares mineiros, como Zé Silva (Solidariedade), chegaram a manifestar a intenção de assumir a tarefa.

Já no caso de Goiás, Ronaldo Caiado aproveitou um encontro com deputados federais do estado nessa quinta-feira (5) para pedir votos a favor do texto.

Em que pese a pouca movimentação nos bastidores, o governo Zema tem, publicamente, citado o Propag. O governo mineiro tem a intenção de aderir ao programa, que tem a federalização de ativos como pilar, assim que o texto for regulamentado. Enquanto isso não acontece, o Palácio Tiradentes segue as diretrizes do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Leia também:

TJMG arquiva ação que acusava Caporezzo de violência política contra deputadas

Promotor arquiva notícia de fato que contestava aumento em plano de saúde da Cemig

Oposição começa obstrução para valer em favor do PL da Anistia

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse