PEC para barrar pedágios na Grande BH tem assinaturas suficientes para tramitar na ALMG

Texto foi protocolado com 32 subscrições, dias após Zema publicar edital de concessão de rodovias do Vetor Norte
Foto mostra trecho da MG-010
MG-010 está no pacote de rodovias do Vetor Norte a serem concedidas à iniciativa privada. Foto: Seinfra/Divulgação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para barrar a cobrança de pedágio nas rodovias estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já tem as 26 assinaturas mínimas para tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A deputada estadual Bella Gonçalves (Psol), primeira signatária do texto, protocolou o texto nesta quarta-feira (19) com 32 subscrições.

As articulações para a obtenção de apoio à PEC começaram nessa terça-feira (18), dias após o governo de Romeu Zema (Novo) publicar o edital de concessão de um lote de estradas no Vetor Norte da Grande BH. 

Para ser formalmente analisada pelos parlamentares, a PEC dos pedágios precisará ser lida no plenário da Assembleia. Depois, o texto será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na etapa seguinte, parte dos deputados vai compor uma comissão especial destinada a debater o teor da emenda à constituição. Em plenário, vão ser dois turnos de votação.

A aprovação de uma PEC acontece com o aval de ao menos 46 deputados nos dois turnos de votação. Portanto, caso os 32 signatários do texto mantenham o apoio à proposta de barrar os pedágios, será necessário obter 14 novas adesões.

Segundo o governo de Minas Gerais, a eventual cobrança de pedágio nas rodovias repassadas à iniciativa privada só acontecerá após a conclusão das obras previstas para o primeiro ano de concessão. O lote alvo do edital engloba 124 quilômetros de pista, divididos entre a MG-010, a MG-424 e a LMG-800.

Nas contas do Executivo, a privatização das rodovias vai proporcionar o aporte de R$ 5 bilhões em melhorias nos trechos envolvidos. O edital contempla a construção de três novos contornos viários com pista dupla em Lagoa Santa, Matozinhos e Prudente de Morais. As novas alças serviriam para desafogar o fluxo de veículos pesados que, hoje, precisam percorrer itinerários em trechos urbanos.

O projeto também abarca 31 novos viadutos e pontes, 23 passarelas para pedestres e 26 novos pontos de ônibus.

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