Ministros de Lula “dão o furo” de reportagem em si mesmos

Cada vez mais líderes de pastas anunciam que vão trabalhar antes de trabalhar
Silvio Costa Filho, Alexandre Silveira, André Fufuca
Os ministros Costa Filho, Silveira, e Fufuca: antecipando como jornalistas. Montagem/O Fator sobre fotos de José Cruz, Joédson Alves e Valter Campanato/Agência Brasil

Cada vez mais ministros do governo Lula têm adotado o hábito de dar um furo de reportagem em si próprios – ou seja, anunciar que vão trabalhar antes de entregarem o trabalho.

Em 26 de fevereiro, em entrevista à Exame, Silvio Costa Filho anunciou que o governo iria anunciar (ou seja, fez o anúncio do anúncio) um investimento de R$ 2 bilhões no aeroporto de Congonhas. No mês seguinte, exatamente como combinado, o ministro fez o anúncio de novo.

Na manhã de 1º de abril, Alexandre Silveira disse à GloboNews, com ênfase no tempo verbal, que “tô determinando à Aneel a abertura de um processo disciplinar” contra a Enel pelos blecautes em São Paulo. A agenda pública do ministro comprova que a entrevista foi seu primeiro compromisso do dia, às 8h; e somente às 10h iria começar a reunião com os diretores da Aneel na qual Silveira de fato tomaria essa medida.

André Fufuca disse à ESPN na quinta passada (9) que iria pedir à CBF a suspensão de todos os jogos do Brasileirão por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. O ofício do Ministério do Esporte, que é público, mostra que Fufuca só assinou o documento às 12h48 do dia seguinte.

Leia também:

Justiça Eleitoral indefere registro de candidatura de ex-prefeito no interior de Minas

Nova ministra dos Direitos Humanos fez acordo com MP para não ser alvo de ação por superfaturamento de cadeiras escolares

Rogério Correia mira ‘ricos’ ao impulsionar campanha nas redes sociais

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse