Ana Paula Siqueira vai apoiar Rogério Correia e aposta em Marina para unir esquerda em BH

Deputada prepara encontro com a ministra do Meio Ambiente na semana que vem para tentar frente ampla
Ana Paula Siqueira e Marina Silva
Ana Paula Siqueira e Marina Silva têm boa relação e vão estar juntas em BH na semana que vem. Foto: Ana Paula Siqueira/Divulgação

A deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede, vai retirar a pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e oficializar o apoio ao deputado federal Rogério Correia (PT) na disputa pelo Executivo municipal. O anúncio da aliança será tema de um ato público da Rede marcado para o próximo dia 11, em BH. O evento vai ter a participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que defendia a candidatura de Ana na eleição da capital mineira.

A informação sobre a aliança da parlamentar da Rede com o congressista do PT foi publicada, inicialmente, pela “Itatiaia”. O Fator, então, apurou que a visita de Marina a BH faz parte de uma estratégia de Ana Paula para tentar unir as pré-candidaturas de esquerda em uma frente ampla. Na segunda-feira (1°), a parlamentar articulou uma reunião que contou com as participações de Bella Gonçalves (Psol), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia.

A Rede forma uma federação partidária com o Psol, cuja pré-candidata é Bella Gonçalves, que exerce mandato de deputada estadual. No mês passado, pessolistas e petistas já haviam anunciado uma união na disputa pela Prefeitura de BH. Ao menos em termos oficiais, não há martelo batido sobre quem, entre Bella ou Rogério, encabeçará a chapa. Na prática, porém, o deputado petista é encarado como o nome que vai representar o grupo.

No evento com Marina, Ana Paula Siqueira deve entregar, a Rogério, um documento com as propostas que formulou durante sua pré-campanha, que ganhou o nome de “BH tem jeito” e percorreu diversos bairros da cidade. A iniciativa é similar ao que a ministra do Meio Ambiente fez ao encaminhar, a Guilherme Boulos (Psol), as ideias da Rede para a Prefeitura de São Paulo.

Duda será convidada para evento com Marina

Antes do apoio ao pré-candidato do PT, Ana Paula chegou a anunciar uma aliança com Duda Salabert, que mantém a pré-candidatura própria. 

A deputada federal do PDT será convidada para o ato com Marina, mas interlocutores da Rede acreditam que atrair a pedetista para a coalizão com PT e Psol é, neste momento, uma tarefa difícil.

Leia também:

Psol aciona Justiça por suspensão da lei que criou ‘censo do aborto’ em BH

MP denuncia famílias que adotaram homeschooling em cidade mineira

Justiça vê irregularidade em nomeação no interior de Minas e cita deputado em sentença

Acompanhe O Fator no Instagram

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse