Ministro que suspendeu restrições a Garotinho vai relatar recurso de Eduardo Cunha no TSE

Além de defender o veto à candidatura, Procuradoria tenta incluir organização criminosa e improbidade entre os motivos
Na foto, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha
Eduardo Cunha teve o registro de candidatura a deputado federal por Minas Gerais indeferido pelo TRE-MG e recorreu da decisão. Foto: Facebook/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) distribuiu, nesta quarta-feira (23), ao ministro Floriano de Azevedo Marques os recursos sobre a candidatura de Eduardo Cunha (Republicanos) a deputado federal por Minas Gerais.

O relator é o mesmo que suspendeu as restrições impostas à campanha do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) ao governo do Rio de Janeiro em agosto deste ano – o mérito não foi analisado. O caso definirá se Cunha está inelegível.

Em 28 de agosto, Floriano derrubou as restrições que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) havia imposto à campanha de Garotinho, como o veto à propaganda gratuita e a debates. A liminar não analisou se ele é elegível.

Na terça-feira (22), a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-MG) pediu que o TSE rejeite o recurso do ex-presidente da Câmara e mantenha o indeferimento do registro decidido, no início do mês, pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Além de defender a manutenção da decisão, o Ministério Público Eleitoral (MPE) quer que o TSE reconheça a participação de Cunha em organização criminosa investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto desvio de emendas em Minas.

A contestação da acusação foi classificada como “absurda, inaceitável, grave, midiática e ilativa”, e a iniciativa da Procuradoria, como “leviana”.

A defesa afirma que o Ministério Público “ousou equiparar” uma investigação inicial sobre emendas a uma organização paramilitar, fundamento usado pelo TSE para barrar candidaturas ligadas a milícias.

Segundo a resposta da defesa, a decisão do STF não menciona o crime de organização criminosa. O texto também destaca que a própria PRE-MG admitiu não haver, por ora, elementos para atribuir caráter paramilitar ao grupo investigado.

“Portanto, é precipitada, para não dizer leviana, a pretensão de aplicação ao caso dos autos dos precedentes formados pelo TSE em situações específicas de utilização de organização paramilitar no processo eleitoral”, escreveram.

Outro ponto levantado pelo Ministério Público é uma condenação por improbidade administrativa imposta a Cunha pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A acusação sustenta que o caso também configura causa de inelegibilidade.

Os advogados contestam a interpretação. Segundo eles, o TJRJ condenou o ex-deputado por evolução patrimonial incompatível com a renda, mas não reconheceu dano ao erário.

Esse requisito, afirmam, deve estar presente junto com o enriquecimento ilícito, conforme entendimento firmado em decisão de 2025 relatada pelo próprio Floriano de Azevedo Marques.

Os motivos

Como mostrou O Fator, o TRE-MG barrou a candidatura ao aplicar ao caso a regra anterior da Lei da Ficha Limpa. Pela redação antiga, o parlamentar cassado fica inelegível pelo restante do mandato e por mais oito anos após o fim da legislatura.

Cunha perdeu o mandato em setembro de 2016, e a legislatura terminou em fevereiro de 2019. Pela regra aplicada pelo TRE-MG, o impedimento iria até 2027.

A mudança aprovada no ano passado passou a contar os oito anos a partir da decisão de cassação. Por esse critério, como sustenta a defesa, o ex-parlamentar estaria elegível desde setembro de 2024.

No recurso, os advogados afirmam que o TRE-MG errou ao afastar a nova regra e deveria ter modulado os efeitos da decisão para preservar a situação de Cunha na data do pedido de registro, em 5 de agosto.

Outro argumento é o de que Cunha seria o único candidato do país submetido a esse regime. O MPE contesta a afirmação e cita outros casos em que o TRE-MG aplicou o mesmo entendimento, o que, segundo o órgão, afasta a alegação de falta de isonomia.

A defesa também pede que o TSE não analise o recurso da Procuradoria. O argumento é que o órgão já havia obtido o indeferimento do registro no TRE-MG e, por isso, não teria interesse em recorrer apenas para acrescentar novos fundamentos à decisão.

Julgamento no STF

No STF, a relatora da ação que questiona a nova lei da Ficha Limpa, ministra Cármen Lúcia, e o ministro Luiz Fux votaram pela inconstitucionalidade das alterações. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Flávio Dino.

Para os advogados, a Constituição atribui ao legislador a definição dos prazos de inelegibilidade. Já o Ministério Público sustenta que a mudança esvazia a proteção ao mandato e que não houve alteração de fato ou de direito que justifique o deferimento do registro.

“Portanto, inexistindo qualquer alteração fática e jurídica desde o indeferimento da candidatura, permanecem hígidos os efeitos da perda do mandato eletivo e o quadro de inelegibilidade apontada nas impugnações ajuizadas, o que inviabiliza o deferimento do pedido de registro de candidatura”, afirmou o MPE.

Fransciny Ferreira é jornalista, com especialização no setor público e em gestão de imagem. Atua na cobertura política, com experiência em redações, assessoria de imprensa e marketing digital. Foi editora-chefe de O Tempo em Brasília, assessora da Presidência do Senado e liderou estratégias de PR no setor farmacêutico. Sugestões de pautas para: [email protected]

Leia também:

Justiça libera retomada parcial da Mina de Fábrica, da Vale

STJ mantém ação contra deputado mineiro por contratação de limpeza sem licitação quando era prefeito

Nome do Avante ao Senado recebeu menos verba partidária que 44 dos 48 candidatos da sigla à Câmara

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse