Menos de um ano após seu lançamento, O Fator atingiu a expressiva marca de 1 milhão de “usuários únicos”, totalizando mais de 2,3 milhões de visualizações de páginas ao longo de 2024. O termo “usuários únicos” é uma métrica específica que contabiliza visitantes individuais em um determinado período, independentemente de quantas vezes eles acessam o site.
Os números foram alcançados de forma orgânica, sem investimentos em publicidade, impulsionamento ou marketing digital.
Especializado na cobertura dos bastidores dos Poderes em Minas Gerais e na divulgação de notícias exclusivas sobre política, mercados e meio ambiente, o site se consolidou como referência para os tomadores de decisão do estado.
Prova disso são os mais de 964 mil “cliques” no site, apenas por meio do compartilhamento de links entre os leitores, o que comprova a força da marca, cuja audiência é predominantemente formada pelos públicos A e B, com especial presença de altos dirigentes empresariais e dos meios jurídico e político.
A lista de conteúdos mais acessados ao longo do primeiro ano da operação de O Fator tem, por exemplo, reportagens sobre os bastidores do acordo de repactuação da tragédia de Mariana e investigações a respeito do cenário político mineiro. Decisões judiciais tomadas no estado, mas com impacto no mercado nacional, também têm espaço privilegiado no portal.
O sucesso editorial de O Fator, cujos pilares são apuração, informação e opinião, é prova da demanda por jornalismo investigativo de qualidade focado em Minas Gerais. A aposta central é em um conteúdo de nicho, com o objetivo de suprir a necessidade de tomadores de decisão por elementos que ajudem nas batidas de martelo, bem como para fornecer, com exclusividade e dinamismo, informações relevantes aos cidadãos que se interessam pelos bastidores do Legislativo, do Executivo e do Judiciário.
O site termina o ano com outra importante conquista: a obtenção do título de “Melhor site de notícias estadual de Minas Gerais” no Brasil Publisher Awards (BPA), feito pela Associação Nacional de Publishers do Brasil (ANPB) em parceria com a ad tech PremiumAds.