Rafael Lacerda: o visionário que humaniza a advocacia e transforma vidas

Mais de 1,5 mil holdings estruturadas. Mais de 720 milhões de reais recuperados para clientes. Mais de 50 projetos sociais em andamento. O homem não para
Rafael Lacerda palestra
Rafael Lacerda, renomado advogado de Belo Horizonte, atua e apoia diferentes projetos e causas sociais (Foto: Divulgação Lacerda Diniz Sena Advogados)

No jargão do futebol, “motorzinho” é um jogador que se desdobra em campo e, literalmente, carrega o time nas costas, desempenhando várias funções, sem cansar ou se entregar.

Apaixonado pelo esporte bretão, Rafael Lacerda é – também! – um advogado que, ainda muito jovem, decidiu, por conta própria, desbravar os rincões de Minas em busca de clientes para adquirir experiência profissional e ainda mais conhecimento no ramo do Direito Tributário.

Passados 26 anos, a Lacerda Diniz Sena Advogados, sociedade fundada por Rafael, tornou-se referência não apenas no Estado, mas em diversas regiões do Brasil, figurando no hall dos principais escritórios de advocacia do País, com uma carteira recheada de clientes de peso, resultados impressionantes e um time repleto de “gente que faz acontecer”.

Mas, afinal, quem é Rafael Lacerda, o idealizador desta Banca que enxerga a advocacia dentro da mais pura essência do Direito? 

Belo-horizontino, casado com Débora e pai do Pedro, da Maria Cecília e da Rafaela, mais do que advogado de sucesso, Rafa (como todos o chamam) é um sujeito preocupado e engajado na humanização dos negócios e das pessoas ao seu redor. 

rafael lacerda, esposa e filhos
Rafael Lacerda com esposa e filhos (Foto: Acervo Pessoal)

Por isso, há muitos anos, Lacerda atua em diversas causas e entidades do terceiro setor, sempre de forma voluntária (“pro bono” no jargão do Direito), seja através de doações, dando visibilidade, prestando todo tipo de serviço, incluindo apoio jurídico, ou até mesmo “colocando a mão na massa” (Rafa é daqueles que sobem em caçamba de caminhão para distribuir cestas básicas). O advogado diz que sua motivação vem do simples fato de “com tão pouco, poder fazer a diferença na vida de alguém”.

“Me toca, eu me importo e quero que meu negócio e as pessoas ao meu redor sejam agentes de transformação. Ainda muito jovem me tornei arrimo de família, e já àquela época entendi que ajudar apenas os meus era muito pouco. Não há cunho religioso nisso, apesar de eu ser um homem de muita fé. Mas uma forma de atrair o bem, de me cercar de pessoas que compartilham os mesmos propósitos”, diz.

Na própria Lacerda Diniz Sena Advogados, ele criou uma comissão de valores com vistas a trabalhar questões relacionadas a racismo, inclusão, identidade de gênero e acolhimento social. E desenvolveu uma parceria extremamente inspiradora com o Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos que promove a autonomia e inclusão de pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. Imediatamente, Rafael e todo o ecossistema da Lacerda ganharam uma nova estrela (assista a este vídeo encantador):

“O João veio para o escritório e todos se apaixonaram. Ele faz toda a diferença no nosso dia-a-dia e contamina a todos. Muitos clientes se inspiraram e contrataram alguma pessoa com Síndrome de Down depois de conhecerem a Instituição através da nossa aproximação”, conta.

A contratação de João aconteceu quando ainda não havia cotas para Pessoas com Deficiência (PcD). Questionado sobre o porquê de todo esse engajamento, Rafael é enfático: “Os empresários e as pessoas têm de parar de pensar que a mudança do País se dará apenas pelo Poder Público. Se cada um fizer um pouco, teremos um Brasil e um mundo melhor. Isso não é utopia ou frase feita. Eu vi uma postagem do Instituto Mano Down nas redes sociais e quis conhecer. E me envolvi de tal forma, que virei uma espécie de embaixador, e meus colaboradores passaram a frequentar a instituição porque compraram a ideia”, orgulha-se.

PREPARE O LENCINHO

Foi também essa sensibilidade que levou Rafael a contratar uma estudante surda-muda da UFMG. O empresário recorda que, no início, se comunicavam por aplicativos de mensagens. Depois, conseguiram diagnosticar e reverter a anomalia, e hoje, Ester Garcia voltou a escutar.

“Este é um exemplo do que eu penso sobre transformar o mundo ao meu redor. Ela não está mais no escritório, mas criamos uma relação de afeto que permanecerá para sempre”, conta, emocionado. E não é para menos (veja o vídeo abaixo)

Aquele GAS que os funcionários precisavam

Rafael leva tão a sério as causas em que atua e o desejo de inspirar quem está ao redor, que, ano passado, criou uma maneira própria para engajar seu time e criou o GAS – iniciais para Governança Ambiental e Social, brincando com a famosa sigla ESG (Environmental, Social and Governance) – e, desde então, conta com o termo e seu significado popular como motivação adicional para que, cada vez mais, acompanhem suas ideias – dentro e fora do escritório. 

“Eu tenho, ao todo, 185 funcionários e nove sócios. Meu desejo é que dois terços dessas pessoas, no mínimo, tenham algum tipo de envolvimento com essas causas. Quero que este sentimento esteja vivo dentro delas e, para isso, peço que cada um tente mobilizar o colega ao lado. E que sejamos, de fato, um escritório que pensa além da advocacia”, resume.

E as alternativas para isso são muitas. A Lacerda Diniz Sena Advogados possui atuação “pro bono” em todas as regiões em que atua: Belo Horizonte (MG), Pouso Alegre (MG), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Sorriso (MT), Porto Velho (RO) e Luiz Eduardo Magalhães (BA). Além de patrocinar ações sociais em todas elas.

Um belo exemplo é o projeto Incluir Direito, desenvolvido pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (CESA) juntamente com a UFMG. O escritório incentiva o incremento da participação de pessoas negras no mercado jurídico, promovendo inclusão e diversidade, ou seja, mais uma vez, transformando vidas.

OUTROS BELOS EXEMPLOS

Além disso, a Lacerda Diniz Sena Advogados auxilia a ONG Sementes do Bem nos processos de legalização junto a cartórios, além da seleção e admissão de seus associados, contando com a participação direta de Rafael na busca por novas parcerias. O Sementes do Bem trabalha pela promoção do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social. Para isso, desenvolve parcerias junto à comunidades, fundações e associações sem fins lucrativos.

Rafa também juntou-se ao Transforma BH, e o próprio nome da iniciativa já diz muito: “Transformar o mundo através de conexões”. A contribuição, neste caso, acontece através da promoção de ações sociais.

acoes sociais da Lacerda Diniz Sena
Rafael em ações sociais realizadas pelo escritório (Imagens: Acervo Pessoal)

E por falar em conexões, a participação junto ao Instituto 7 Gerações ocorre, dentre outras maneiras, pela aproximação de colaboradores e patrocínio direto de ações solidárias. O Instituto, criado em 2007, foi consolidado com o apoio do Laticínios Verde Campo, um grande cliente do escritório.

Por causa de tanto engajamento, Rafael foi convidado a ser um dos embaixadores do projeto Crie o Impossível, da Embaixadores da Educação. O Crie o Impossível é uma experiência de alto impacto inspiracional para despertar sonhos e abrir perspectivas para alunos de escolas públicas. Até 2021, mais de 40 mil estudantes de escolas públicas de todo o Brasil foram impactados.

Atleticano de corpo e alma

Advogado, empresário, pai, marido e… atleticano! Desta forma, claro que o Instituto Galo também ocupa espaço importante na vida e no coração de Rafael. Ele assumiu a diretoria de Ações Sociais do IG em 2023 e, desde então, tem desenvolvido diversas ações de relevante impacto, como também, para não variar, advoga de forma voluntária por meio de seu escritório.

“O propósito do Instituto Galo é trabalhar o futebol como agente de transformação do mundo e das pessoas. E, para isso, a instituição atua em diferentes frentes. Eu entrei no ano passado, primeiramente para cuidar do Clube dos 113, que reúne empresários, políticos e pessoas notórias que fazem doações mensais ao Instituto. Mas a coisa explodiu, e hoje os integrantes não são mais apenas 113, e beiram a casa dos 300”, conta.

Entre os trabalhos realizados pelo Instituto Galo, destaque para a “Escola do Futuro”, as famosas escolinhas de futebol com alguma conexão com o time mineiro e o “Imortais”, programa de apoio e valorização financeira e emocional de ex-atletas e ex-funcionários do Atlético.

Rafael Lacerda Instituto Galo
Rafael assumiu a diretoria de Ações Sociais do Instituto Galo em 2023 (Fotos: Arquivo Pessoal)
  • CAPE
  • Instituto Plano de Voo
  • Recanto do Menor
  • No Seu Caminho Tem Alguém
  • CUFA
  • Fundação Dom Bosco
  • Basílica de Nossa Senhora do Carmo (Pouso Alegre)
  • Sistema Divina Providência
  • Cidade dos Meninos
  • TedX BH
  • Humus

MAIS NOVIDADES

“Neste ano, começamos uma parceria com a Faculdade Milton Campos para a criação de uma clínica de M&A (Fusões & Aquisições), mostrando, na prática, como funcionam as operações. E também pretendo lançar, no segundo semestre, um projeto para incentivar a instalação de escritórios de advocacia dentro das favelas. Quero dar a mentoria, pagar aluguel, energia, ajudar no marketing jurídico, na contabilidade, e oferecer o apoio do meu time técnico para permitir com que advogados tenham condições de atuar dentro de suas comunidades”, explica. 

Mas, para ele, tudo isso não é suficiente. “Tudo o que fazemos ainda está muito no campo assistencialista. Quero desenvolver algo relacionado à educação”, revela. Alguns poucos minutos a mais de conversa e escapa a informação de que, na verdade, “as ideias já estão sendo executadas e quase prontas para sair do papel”.

“A gente não cria barreiras; quebra barreiras”

Sob o ponto de vista empresarial, além de fundador e sócio majoritário na Lacerda Diniz Sena Advogados, Rafael também é sócio da Universidade do Futebol, uma instituição que tem o propósito de mudar o futebol para transformar a sociedade, além de incentivar e estimular o estudo, a pesquisa, a reflexão e o pensamento crítico-social; e da Meethub, um ecossistema de educação empreendedora, com mentorias, formações e comunidades.

Sobre a Universidade do Futebol, ele ressalta que, ao longo de 21 anos, o projeto já conectou e formou dirigentes e gestores de clubes de todo o Brasil, e que, apesar de ainda não se tratar de um negócio autossustentável, a aposta no propósito é maior, por isso, segue ao lado do fundador e CEO João Paulo Medina e da sócia Heloísa Rios. Já no caso da Meethub, o investimento em uma startup voltada para mentoria e capacitação empreendedora é algo que o inspira devido às inúmeras oportunidades de networking no meio empresarial.

O Rei das Holdings; literalmente

No campo do Direito, Rafael atua também com Planejamento Patrimonial e Sucessório desde 2004, tendo estruturado o espantoso número de mais de 1.5 mil holdings em todo o Brasil.

“Acho que o ponto que me tornou referência nacional no tema da Sucessão Familiar, foi entender que o assunto vai muito além do aspecto jurídico multidisciplinar. Além de envolver várias áreas do Direito como Família, Sucessões, Societário, Tributário etc., a compreensão das emoções, dos sentimentos e propósitos daquela família-empresária é fundamental para o sucesso do Planejamento. A inteligência emocional envolvida é gigante, e ter o olhar humano, se sentir membro da família, tem que andar lado a lado do saber jurídico”, diz.

O time de M&A – Fusões & Aquisições – do escritório, que funciona sob o comando direto de Rafael, atuou em grandes operações de compra e venda de empresas como a Laticínio Porto Alegre, para o Grupo Suíço Emmi, e o Laticínio Verde Campo, para a Coca-Cola, além de mais de 30 outras operações de grande porte, somente nos últimos quatro anos.

Já a equipe tributária é a maior da Lacerda em número de profissionais, e também lidera o faturamento da Banca. Para se ter uma ideia, seus 45 profissionais da área recuperaram a monumental cifra de cerca de 720 milhões de reais para seus clientes, apenas em 2023.

“Nosso time tributário, sem modéstia alguma, é realmente diferenciado. Metade da equipe são advogados; a outra metade são contadores. Mergulhamos dentro da escrita contábil-fiscal das empresas e buscamos todos os centavos possíveis”, garante. 

Por fim, vale dizer que a Lacerda Diniz Sena Advogados está de casa nova. Em um ambiente nada parecido com um escritório de advocacia tradicional, paredes que estampam orgulhosamente o propósito e os valores de Rafael e do negócio são abundantes. Há grafites nos banheiros, as salas têm nomes de filmes e a localização é pra lá de privilegiada, no coração do Belvedere, tornando o local ainda mais acolhedor.

O que falam de Rafael:

“Eu conheci o Rafael e depois de algum tempo fiquei sabendo que era advogado. Coincidentemente, num período em que precisei de um escritório, pensei nele. Um amigo também o indicou e eu o procurei. Já havíamos tido um relacionamento pessoal, mesmo que superficial, e acabamos por acertar o negócio. Desde então, o escritório tem feito muitos trabalhos para a Loja Elétrica e, com ele, temos uma parceria em determinados assuntos direcionados à área societária, trabalhista e tributária. O fato é que a gente observa a seriedade do trabalho de todos e um direcionamento do Rafael sobre as atividades. Percebemos que a equipe tem uma preocupação muito grande com compromisso, o desenvolvimento e o crescimento do negócio, sempre atenta às necessidades dos clientes”Wagner Mattos – Loja Elétrica

O Rafael é um amigo querido, cara brilhante que dispensa apresentações. Ele é totalmente voltado e dedicado às questões do Instituto Galo, como o Grupo dos 113, que ele lidera com grande competência e entusiasmo. Um cara que parece que já nasceu com as mangas arregaçadas, que todas as missões propostas, particularmente pelo nosso líder Sérgio Coelho, ele vai à luta, promove e arrecada os fundos necessários para estruturar ações. Ele é um cara nota mil” – Walter Fróes – Instituto Galo

“O Rafael atua, na verdade, de duas formas no Crie O Impossível e na Embaixadores da Educação: como pessoa física e jurídica. Como pessoa jurídica, a Lacerda Diniz faz toda a parte jurídica da Embaixadores da Educação pro bono, o que é muito importante, porque a gente é uma ONG que cresceu muito nos últimos anos, e ter contratos com grandes empresas com compliances e tudo mais é muito complicado, e esse apoio é fundamental para o nosso crescimento sustentável. Além disso, o Rafael é embaixador do Crie o Impossível. Os embaixadores doam o que eles têm mais de valioso, que é a influência, para fazer pontes e nos ajudar a viabilizar o nosso projeto social. O Rafael, por exemplo, trouxe nossa auditoria, que é a Grant Thornton. Ele é um embaixador muito engajado, muito dedicado, que se compromete de uma maneira genuína mesmo. Ele é um anjo nas nossas vidas.”Guilhermina Abreu – Embaixadores da Educação

Lacerda-Diniz-Sena escritorio
Equipe da Lacerda Diniz Sena em ação no Mineirão (Foto: Arquivo Pessoal)

Pitaco do Kertzman: Como publisher de O Fator, após o brilhante perfil aqui trazido pela não menos brilhante Mara Bianchetti, resta-me muito pouco, ou quase nada, a acrescentar. Porém, como amigo e admirador, tenho algumas coisas a dizer.

Papai do Céu sempre foi muito generoso comigo e me deu muito mais do que preciso e mereço. Tudo o que há de bom neste mundo não me falta, me abunda. Mas tem uma “pegadinha” aí: sabedor da birra que tenho por advogados, o que fez? Tornou meus melhores e mais longevos amigos… advogados! É impressionante.

Rafael foi mais um presente que ganhei. Sua disciplina e disposição são invejáveis, e sua vocação para “se doar de corpo e alma” não apenas motiva e inspira, como emociona. Para a minha sorte e de todos que Rafa impacta diariamente com sua grandeza e carinho, o adolescente que quase se profissionalizou no futebol, mudou de rumo e se transformou neste líder amado e admirado por todos que o conhecem.

Vida longa, Rafa! O mundo precisa de gente como você.

Leia também:

Tradição e renovação marcam a história da Rede Mater Dei de Saúde

CMU Energia: pioneirismo e sustentabilidade em Minas Gerais

Construindo sonhos e negócios: a jornada de Ricardo Pitchon no universo dos imóveis de luxo em BH

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse

Encontro contou com a presença de dirigentes do partido e parlamentares do Congresso