Os degraus que levaram municípios de Minas Gerais rumo à alfabetização

Greycievellyn, moradora da região do Minas-Rio, conseguiu um emprego na Anglo American após concluir um curso de operadora mantenedora. Foto: Divulgação/Anglo American

Longe dos holofotes costumeiramente voltados às metrópoles, municípios onde o sistema Minas-Rio, da Anglo American, está presente, como Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, têm colhido avanços no ensino público. No ano passado, as três cidades receberam o Selo Nacional Compromisso pela Educação, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para premiar políticas e estratégias de alfabetização. Enquanto Conceição do Mato Dentro recebeu o selo ouro, Dom Joaquim ficou com o reconhecimento no nível prata. Já Alvorada de Minas ganhou o selo bronze.

Por trás das conquistas da educação pública, estão investimentos da Anglo American, mineradora que atua nos municípios. Entre 2007 e o ano passado, a empresa aplicou R$ 49 milhões em iniciativas educacionais e de capacitação de profissionais de ensino na região.

O aporte em políticas públicas de educação envolve, por exemplo, a busca por ferramentas de modernização dos modos de ensino e o apoio à formação profissionalizante. As diretrizes educacionais compõem o Plano de Mineração Sustentável da Anglo American. No documento, também estão listadas metas ligadas a tópicos como preservação ambiental e inclusão social.

“Acreditamos na educação como instrumento de transformação social. Nosso compromisso é contribuir para que todas as crianças tenham acesso à educação de qualidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma Fernando Guimarães, gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American.

Os degraus até o ouro do MEC

O selo ouro do MEC, conquistado por Conceição do Mato Dentro, assim como os reconhecimentos níveis prata e bronze concedidos  a Dom Joaquim e Alvorada de Minas, têm origem em um programa de educação fruto de parceria entre a Anglo American e a Fundação da Gide (FdG).

Em 2024, as escolas participantes do Programa Transformando os Municípios pela Educação realizaram ações voltadas para a alfabetização, como a distribuição de materiais didáticos complementares e a oferta de cursos de aperfeiçoamento a professores e administradores das unidades. 

“Esse reconhecimento (do MEC), que deve ser compartilhado com gestores, professores e alunos, contribui para reafirmar o papel da Anglo American nas comunidades que acolhem suas operações, em linha ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, celebra Fernando Guimarães.

Tecnologia como aliada

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o programa educacional da Anglo American conta com bases que valorizam a inclusão dos dispositivos digitais à rotina das salas de aula.

Em 2024, a empresa realizou a doação de smartwatches, os chamados relógios inteligentes, para estudantes e professores das escolas municipais de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim, reconhecendo o bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. A ação, parte do programa Comunidades Prósperas, busca valorizar o mérito e estimular o engajamento dos alunos e dos educadores.

A empresa também já doou computadores e promoveu reformas estruturais em 10 escolas da região.

Oportunidades que mudam destinos

Em outro âmbito, mas ainda no campo da educação gratuita, a Anglo American, ao lado do Senai, tem oferecido cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento em áreas como soldagem, elétrica, mecânica, operação e manutenção de equipamentos. Entre 2022 e 2024, cerca de 250 pessoas foram formadas, com investimento próximo a R$ 900 mil. As turmas incluem capacitações exclusivas para mulheres, ampliando a inclusão e a diversidade de gênero no setor industrial.

Um dos programas tem como diretriz a priorização de habitantes locais na busca de profissionais. A ideia é fazer girar a economia regional. Foi assim que Greycievellyn Silva de Amorim, moradora da região do Minas-Rio, conseguiu um emprego na Anglo American após concluir um curso de operadora mantenedora.

“Quando fiz a inscrição para o curso, não esperava que fosse ter de fato a oportunidade, mas felizmente tive. Toda a experiência do curso, tudo que foi ensinado, todas as oportunidades que nós tivemos, todo o contato e suporte que sempre nos foi dado pela Anglo American, foi muito bom e muito importante. E as expectativas agora são as mais altas possíveis, principalmente porque eu já tive a oportunidade de ser contratada pela empresa. Ingressei recentemente, no dia 17 de fevereiro, e estou muito contente pela oportunidade de trabalho e muito grata pela oportunidade que me foi dada com o curso”, festeja.

O êxito de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim mostra que, quando empresas e sociedade caminham juntas, é possível transformar realidades, garantir oportunidades e construir um futuro mais justo e próspero para todas as pessoas. Por isso, mesmo sendo Minas uma terra fértil em minerais diversos e raros, a educação segue inabalável como uma das maiores riquezas do Estado.

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse

Encontro contou com a presença de dirigentes do partido e parlamentares do Congresso