Nova Lima: exemplo de reinvenção econômica, gestão fiscal e desenvolvimento social

Foto: Divulgação/PNL

Nova Lima, uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem se destacado por transformar dificuldades em oportunidades, tornando-se referência nacional em gestão pública, responsabilidade fiscal e desenvolvimento sustentável. O plano tem, como objetivo central, ampliar as iniciativas de empreendedorismo e promover a diversificação da economia local, ajudando a impulsionar outras cidades do Colar Metropolitano.

A dependência da mineração, que por anos marcou a vida de Nova Lima, hoje, já não é mais realidade. A cidade conseguiu redesenhar seu perfil socioeconômico por meio de uma mudança baseada em rigor fiscal exemplar. As boas práticas garantiram estabilidade financeira e permitiram a diversificação da matriz econômica.

Prova disso é que, hoje, cerca de 45% da receita municipal é proveniente de tributos como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A receita que fez a arrecadação tributária crescer tem como principal ingrediente a busca constante pela atração de novos negócios e pelo oferecimento de condições favoráveis aos empreendedores. Nova Lima é, sem sombra de dúvidas, uma cidade amiga dos que desejam construir os próprios negócios.

A administração municipal implementou medidas de austeridade com foco em resultados, como a realização de concursos públicos, planos de demissão voluntária e reestruturação de carreiras. Essas ações resultaram em um dos menores índices de comprometimento da receita com folha de pagamento do país — aproximadamente 32%.

O equilíbrio das contas públicas permitiu o redirecionamento de recursos para áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Números que comprovam o sucesso

O compromisso com o desenvolvimento social também é evidente. Segundo dados de 2024, Nova Lima possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,813 – o 17° maior do Brasil e o melhor entre todos os 853 municípios de Minas Gerais. O indicador reflete o investimento em programas sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade.

A cidade ainda lidera o ranking estadual de alfabetização, com uma taxa de 97,95%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, Nova Lima figura entre as 10 cidades brasileiras com maior proporção de habitantes com ensino superior, atingindo a marca de 38%.

Com uma administração focada em resultados concretos e em uma visão de futuro sustentável, Nova Lima demonstra que é possível conciliar responsabilidade fiscal, desenvolvimento econômico e inclusão social. O município serve de exemplo para outras cidades brasileiras que buscam reinventar-se e promover o bem-estar de seus cidadãos.

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse

Encontro contou com a presença de dirigentes do partido e parlamentares do Congresso