A mineração do futuro já está em curso nas operações da Anglo American em Minas Gerais, onde tecnologia de ponta, inovação aberta e compromisso ambiental redefinem uma das indústrias mais tradicionais do país.
No sistema Minas-Rio, que abrange municípios como Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), e São João da Barra (RJ), a mineradora global implementa iniciativas que vão do monitoramento de incêndios por satélite à criação de contratos jurídicos visuais que democratizam o acesso à informação.
Com um portfólio robusto de 260 iniciativas de inovação envolvendo mais de 200 profissionais, a empresa materializa seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. O trabalho abarca desde a atração de mulheres em início de carreira nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática até projetos sofisticados que geram dados precisos de hidrociclones, equipamentos que separam sólidos de líquidos por meio da força centrífuga.
Funil de inovação
A Anglo American desenvolveu um modelo estruturado de inovação aberta que conecta desafios operacionais reais a soluções criadas por startups, centros de pesquisa e universidades.
“A inovação na Anglo American funciona como um portal de conexão dos intraempreendedores que buscam soluções para algum desafio com apoio de parceiros externos, como startups, centro de pesquisa, universidade, que parte do ecossistema de inovação”, descreve Danielle Biajoli, especialista de inovação da empresa.
O processo começa com a identificação de desafios, quando a empresa mapeia problemas concretos nas operações e escritórios, lançando chamadas por meio de hubs como o Mining Hub e o Fiemg Lab.
Em seguida, vem a conexão com startups selecionadas em ciclos de aceleração. Já foram realizados mais de 10 ciclos envolvendo 20 startups. As soluções passam por desenvolvimento e testes em campo, antes de alcançar a fase de escalabilidade e replicação.
Quando bem-sucedidas, as inovações desenvolvidas em solo brasileiro podem ser incorporadas globalmente pelo grupo Anglo American, permitindo que tecnologias testadas em Minas Gerais ganhem dimensão internacional.
“A inovação começa pelo ‘pequeno’, por meio de uma prova de conceito, testes rápidos, para que o risco seja minimizado, para que o investimento seja menor e na prova a gente consiga trazer resultados que justifiquem os próximos passos”, ressalta a especialista.
O encerramento de cada ciclo é marcado pelo Demoday, evento realizado em parceria com o Mining Hub e o Fiemg Lab. Nele, startups e equipes internas apresentam os resultados das Provas de Conceito desenvolvidas ao longo do programa, conectando a inovação interna com o ecossistema externo formado por startups, universidades e fornecedores.
Com um portfólio de 70 iniciativas de inovação envolvendo mais de 200 profissionais, a empresa materializa seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
“Pessoas, processos e tecnologia precisam estar integrados no processo de inovação. A tecnologia apenas não irá fazer a indústria avançar se as pessoas não estiverem junto”, pontua Danielle Biajoli. Para ela, a inovação precisa ser democrática e acessível, não apenas um conceito abstrato reservado a especialistas.
Liderança feminina
Um dos desafios identificados pela empresa foi criar condições para que mulheres possam se desenvolver em posições de liderança nas operações.
A Anglo American busca aumentar a representatividade feminina nos cargos de gestão e reconheceu que era necessário mapear as dificuldades enfrentadas pelas profissionais e testar soluções que auxiliassem tanto na retenção quanto na ampliação da presença de mulheres nas camadas de gestão dos sites operacionais.
A solução encontrada envolveu capacitar cuidadores nos municípios de atuação, oferecer transporte para atividades extracurriculares dos filhos das empregadas e divulgar benefícios de saúde para plena utilização pelas profissionais dos sites operacionais. O resultado: maior foco no trabalho e profissionais mais felizes e dispostas. Após a fase de testes, a iniciativa foi escalada em partes e segue em implementação.
Monitoramento de focos de incêndio: tecnologia a serviço da prevenção
A falta de informações estruturadas dificultava o planejamento estratégico de combate a incêndios, levando a Anglo American a se basear em dados empíricos, obtidos a partir da vivência e observação cotidiana. Essa situação gerava atrasos no combate inicial, danos ao patrimônio ambiental e aumento do risco para as brigadas de incêndio.
Em parceria com startup, por meio do Fiemg Lab, a empresa implementou um sistema de monitoramento via satélite e câmera térmica para analisar e reportar riscos de incêndio nas áreas monitoradas. Os benefícios incluem diminuição do tempo de resposta no combate a incêndios, otimização do processo de gestão e prevenção, aumento da produtividade e segurança da equipe de combate, além da disponibilidade de informações para relacionamento com stakeholders. A solução já está em operação.
Gestão integrada de recursos hídricos: unificação de dados para decisões ágeis
Diversos sistemas e ferramentas distintos eram utilizados para reunir dados sobre recursos hídricos, tornando o processo de preparação, combinação e análise extremamente lento e trabalhoso. Esses dados são essenciais para diferentes análises e tomadas de decisão, diagnosticando ou prognosticando questões de curto, médio e longo prazo, permitindo avaliar a eficácia dos controles ambientais e garantir a conformidade legal.
A parceria com startup, por meio do Mining Hub, resultou no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos, uma plataforma para gestão de parâmetros de qualidade da água nas operações. A solução unifica bases de dados provenientes de fontes diversas e permite a análise automatizada para geração de reportes. O sistema já está em operação.
Economia circular: resíduos transformados em recursos
A Anglo American já possuía um sistema de gestão de resíduos, com muitos materiais sendo reutilizados por empresas licenciadas. Entretanto, essa destinação apresentava custos elevados e oportunidades de melhoria na avaliação do ciclo de vida dos insumos. Além disso, na maioria das compras, não eram avaliados indicadores significativos de sustentabilidade.
Em parceria com startup, por meio do Funil 2022, a empresa buscou alternativas para empregar a economia circular dos materiais e desenvolver a relação com fornecedores interessados em reintroduzi-los na cadeia produtiva. Foi realizada uma avaliação completa do fluxo de consumo da operação, mapeando a origem da geração dos resíduos. Durante a prova de conceito, dois tipos de resíduos foram escolhidos para inserção em um modelo de economia circular.
Os resíduos foram caracterizados, novos transportadores e destinadores foram mapeados, e ajustes de logística e destinação foram realizados. Com a escala completa da solução, os benefícios potenciais incluem 536 toneladas de resíduos reutilizados por ano, redução na quantidade de resíduos gerados, redução da emissão de CO₂ no transporte dos resíduos, mitigação de riscos para os empregados e otimização da aquisição e do fluxo de consumo dos insumos.
A genialidade do simples: democratizando a inovação
“A inovação não é só tecnologia. As pessoas acham que inovação é contratar um robô e usar tecnologia superdifícil, mas não é isso. A genialidade da inovação está no simples”, afirma Biajoli. Para ilustrar, ela cita o trabalho realizado pelo departamento jurídico da empresa, parceiro da área de inovação.
A equipe desenvolveu contratos visuais, retirando mais de três mil palavras desnecessárias e transformando o “juridiquês” em português acessível. Adotaram imagens para deixar os contratos mais humanos e amigáveis, permitindo que as pessoas entendam melhor o que estão assinando. “Isso para mim é inovador”, destaca a especialista.
A empresa utiliza contratos visuais em diferentes situações: integração de novos empregados, negociações com público externo e parcerias. Até mesmo o livro de governança da companhia está sendo revitalizado para se tornar um documento visual.
“Tentamos democratizar a inovação por meio de exemplos simples. Claro que temos projetos de vídeo analytics, inteligência artificial, telescópios de raios cósmicos medindo massa de pilha de minério. Mas a gente tem que trazer os exemplos simples para democratizar”, explica Danielle. O objetivo é que as pessoas se sintam encorajadas a compartilhar ideias e pensar de forma diferente, trazendo também a genialidade do simples.
Reconhecimento pela aposta em inovação
O compromisso da mineradora com a inovação aberta rendeu reconhecimento consistente. A Anglo American figurou diversas vezes no Ranking TOP 100 Open Corps — em 2021, 2022, 2023 e 2024 — entre as dez empresas que mais investem em inovação na categoria Mineração e Metais. A companhia também está entre as 100 empresas brasileiras mais abertas à inovação de forma geral.
Mineração responsável com legado positivo
O trabalho de inovação e tecnologia da Anglo American está inserido em um contexto mais amplo de comprometimento com a mineração responsável. A empresa preserva cerca de 22 mil hectares dos biomas de Mata Atlântica e Cerrado, além de apoiar diversas iniciativas ambientais. Nas comunidades dos territórios onde atua, promove iniciativas voluntárias que fomentam a educação e a conscientização ambiental.
O Plano de Mineração Sustentável da companhia se baseia nos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) e está estruturado em três pilares: Ambiente Saudável, Comunidades Prósperas e Liderança Corporativa de Confiança. Esses pilares são fundamentados no modelo de Desenvolvimento Regional Colaborativo, criado para catalisar o desenvolvimento econômico independente, escalável e sustentável nas regiões próximas às operações.
O objetivo declarado é criar a mineração do futuro agora, trazendo benefícios que se estendam além da vida útil da mina. Desenvolver e promover ações, investir em inovação e tecnologia para otimizar recursos e minimizar impactos, reforçando valores que impactem positivamente o território onde a empresa atua.
Conheça mais sobre as iniciativas de inovação da Anglo American em www.angloamerican.com.br
Fale Conosco: https://brasil.angloamerican.com/pt-pt/site-services/fale-conosco