Como projetos sociais se desenvolvem com o apoio dos Embaixadores do Bem

Em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Alvorada de Minas e outras cidades do interior mineiro, instituições sociais que antes enfrentavam grandes dificuldades para tirar projetos do papel hoje se multiplicam em impacto, alcance e credibilidade. O que as conecta é uma parceria duradoura com a Anglo American, por meio do programa de voluntariado Embaixadores do Bem — iniciativa que, desde 2019, já viabilizou 177 projetos, com investimento de R$ 5,6 milhões e mais de 14 mil pessoas beneficiadas.

Ao contar com o aporte dos Embaixadores do Bem e a presença de voluntariados, profissionais da Anglo American, entidades da região conseguem estruturar atividades, ampliar territórios de atuação e promover mudanças sociais duradouras. Mais do que financiamento, o programa tem fornecido parceria e conhecimento.

Instituto Sementes do Saber: sementes de mudança plantadas em várias frentes

Desde 2019, o Instituto Sementes do Saber já emplacou 11 projetos com apoio do Embaixadores do Bem. Entre eles, o Prato Verde, que ajudou famílias em situação de insegurança alimentar a cultivar hortas domésticas, garantindo acesso a uma alimentação saudável e diversificada. Outro destaque foi o Trilhas do Sucesso, voltado à capacitação de jovens para processos seletivos, concursos e entrevistas de emprego. A iniciativa contou com rodas de conversa, oficinas de currículo e participação de voluntários em palestras.

O impacto positivo vai além da educação e da profissionalização. Por meio do programa, o Instituto também conseguiu fortalecer projetos culturais e esportivos, como o Skate para Todos, que leva autoestima e inclusão a crianças e jovens indicados por serviços de saúde mental e assistência social do município.

Instituto Ipês: sustentabilidade enraizada no território

Fundado em Conceição do Mato Dentro, o Instituto Ipês nasceu com a missão de disseminar práticas de permacultura, sustentabilidade e preservação ambiental. Desde que se aproximou do Embaixadores do Bem, em 2022, a organização já realizou nove projetos, alcançando mais de 700 pessoas na região.

Entre as iniciativas, estão oficinas de compostagem e reciclagem, a criação de hortas comunitárias e cursos que capacitam moradores em práticas ambientais de baixo custo, mas alto impacto.

Para a diretora de projetos e cofundadora, Aline Pires, o apoio possibilitou a realização de sonhos antigos.

“Tivemos, com o programa, a oportunidade de realizar diversos projetos que idealizávamos há anos. Essa parceria nos ajudou a expandir a missão do Instituto, transformando vidas através do conhecimento e da sustentabilidade”, afirma.

O impacto é ainda mais evidente quando se observa o desdobramento institucional.

O presidente do Ipês, Helger Lasmar, resume: “Somente pela educação podemos mudar a realidade ambiental. O Embaixadores do Bem foi fundamental para avançarmos nesse caminho e para ampliar o alcance do que acreditamos ser essencial: a transformação de hábitos em prol de um futuro mais justo e sustentável”.

Projetos que criam raízes

A grande força dos institutos parceiros é transformar necessidades locais em projetos inovadores. O Embaixadores do Bem entra como catalisador desse movimento. Em muitos casos, a parceria significou:

  • Melhorias na governança e na estruturação de ONGs que antes operavam de forma limitada
  • Maior engajamento comunitário, fruto da presença de voluntários da Anglo American no campo, lado a lado com moradores
  • Ampliação da oferta de atividades culturais, esportivas, ambientais e de saúde em municípios com acesso restrito a tais recursos
  • Geração de credibilidade para que institutos ganhem espaço em novos territórios e conquistem outras parcerias

É o que ocorreu com o Instituto Sementes do Saber, que, a partir da rede criada, conseguiu expandir suas ações para municípios vizinhos, como Congonhas do Norte e Alvorada de Minas, diversificando sua atuação em áreas como cultura, tecnologia e geração de renda.

A engrenagem por trás dessa transformação se sustenta em parcerias estratégicas que dão corpo e confiabilidade ao programa. A Fundação Anglo American financia os projetos; a CAF America oferece due diligence e garante a transparência do repasse de recursos; e a Pyxera Global coordena a plataforma de inscrição e acompanhamento.

Com esse suporte, cada instituto parceiro não apenas executa projetos, mas fortalece sua própria estrutura institucional. Isso significa criar bases mais sólidas para continuar transformando mesmo além do ciclo imediato da ajuda.

Voluntariado que potencializa instituições

Ainda que o Embaixadores do Bem seja protagonizado pelos institutos locais, os voluntários da Anglo American são elementos essenciais para o sucesso. Eles levam tempo, conhecimento técnico e sensibilidade às organizações. Muitas vezes, sua presença é decisiva para dar mais alcance, criatividade ou consistência às ações.

Ao se engajar nos projetos, os profissionais descobrem novas formas de colocar seu conhecimento em prática, enquanto as instituições locais ganham perspectivas inovadoras que dificilmente teriam acesso. Trata-se de uma via dupla em que impacto social e fortalecimento comunitário caminham juntos.

Mais que apoio, um legado compartilhado

Em seis anos de atuação no Brasil, o Embaixadores do Bem já deixou claro que apoiar organizações locais é um investimento direto em comunidades mais prósperas. Os institutos que passaram a integrar o programa não apenas executaram projetos pontuais, mas também ampliaram sua capacidade de planejar, avaliar e inovar.

O resultado se revela em escolas mais equipadas, jovens mais preparados, comunidades mais conscientes ambientalmente e em instituições sociais mais sólidas e confiáveis.

No fim, o legado não é apenas da Anglo American ou dos voluntários. Ele é coletivo, nascido da soma de uma rede que fez do interior de Minas uma referência de como o setor privado pode contribuir para transformar territórios pela mão de quem já está lá, no dia a dia, há muito tempo: os institutos que servem à comunidade.

Conheça mais sobre as iniciativas do programa de voluntariado Embaixadores do Bem e como ele potencializa instituições sociais de Minas Gerais: 

http://angloamerican.com.br/sustentabilidade/comunidades

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse

Encontro contou com a presença de dirigentes do partido e parlamentares do Congresso