Paracatu conquistou o primeiro lugar no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios. A cidade venceu na categoria Cultura, com o projeto “Memória Viva, Cultura Forte”. A iniciativa promove o fortalecimento e valorização da cultura local como patrimônio vivo.
O município de Paracatu concorreu com mais de 400 projetos inscritos por prefeituras de todo o estado, divididos em quatro eixos. Na grande final do eixo Cultura, a iniciativa paracatuense superou projetos das cidades de Novo Cruzeiro e Cláudio.
O resultado foi divulgado durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) em maio, no Expominas, em Belo Horizonte. O Fator acompanhou os dois dias de evento com um estande próprio e entrevistas exclusivas.
‘Memória Viva, Cultura Forte’
O projeto Memória Viva, Cultura Forte faz parte do programa “Cidade Ativa – Movimenta Cultura”. A iniciativa promove a preservação da memória, dos saberes tradicionais e das manifestações culturais, especialmente aquelas ligadas à terceira idade. A proposta é fomentar a economia criativa e promover geração de renda e desenvolvimento social.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos, mas foi intensificada nos dois anos anteriores à inscrição do prêmio. Neste período, o município concentrou investimentos, registros patrimoniais, capacitações e ações voltadas à valorização dos saberes tradicionais e da cultura popular local.
Na prática, o “Memória Viva, Cultura Forte” reúne um conjunto amplo de ações. Entre elas estão o registro dos modos de fazer do artesanato paracatuense, como bordado e crochê, o registro das Folias de Reis como patrimônio cultural do município e o registro do Quilombo São Domingos como Lugar de Memória.
O projeto também promove a certificação de mestres e mestras griôs da cultura popular, reconhecendo formalmente o papel de guardiões da tradição oral exercido por essas lideranças comunitárias.
Foco em capacitação
A iniciativa inclui ainda capacitações, oficinas e consultorias em gestão, marketing e design voltadas a artesãos e grupos culturais, além de apoio à formalização desses artesãos e à emissão da Carteira Nacional do Artesão.
A Secretaria de Cultura também repassa recursos financeiros para grupos e associações culturais, fortalecendo coletivos como as Folias, a Caretada e o Coral Stella Maris. Além disso, há investimento na criação e manutenção de espaços culturais voltados à exposição, à comercialização de produtos locais e ao turismo cultural.
O público atendido pelo projeto é diversificado. São idosos, mestres e mestras da cultura popular, artesãos e artesãs, integrantes de Folias de Reis, grupos de Caretada, moradores do Quilombo São Domingos, mulheres em situação de vulnerabilidade social, além de estudantes, turistas e da comunidade em geral.
Impacto amplificado
Segundo levantamento da própria Secretaria de Cultura, 322 pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações ligadas ao artesanato e às associações culturais, sendo cerca de 150 idosos, enquanto outras 640 pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelas ações relacionadas às Folias, à Caretada e ao Coral Stella Maris, incluindo 196 idosos.
Ao todo, 15 grupos de Folias foram fortalecidos pelo projeto, beneficiando aproximadamente 450 pessoas, e quatro grupos de Caretada, que reúnem mais de 160 integrantes, também passaram a contar com apoio da iniciativa. No Quilombo São Domingos, cerca de 300 famílias foram beneficiadas pelas ações do “Memória Viva, Cultura Forte”.
Entre os principais resultados alcançados até aqui, os destaques são o registro e a salvaguarda do artesanato, das Folias e do Quilombo São Domingos, a certificação de mestres griôs da cultura popular e o fortalecimento de grupos culturais tradicionais.
O projeto “Memória Viva, Cultura Forte”, também resultou na criação de novos espaços culturais e turísticos, na ampliação da comercialização do artesanato local e na geração de emprego, renda e empreendedorismo cultural no município.
‘Investir no futuro’
Para a Secretaria Municipal de Cultura, o principal diferencial do “Memória Viva, Cultura Forte” é justamente integrar preservação da memória cultural, valorização da melhor idade e desenvolvimento econômico, transformando saberes ancestrais em oportunidades concretas de geração de renda e empreendedorismo.
O projeto reconhece os idosos como guardiões da memória coletiva do município e promove sua participação ativa na transmissão dos conhecimentos tradicionais às novas gerações.
O secretário municipal de Cultura de Paracatu, Thiago dos Reis Gomes Venâncio, destacou o significado da conquista: “O Memória Viva, Cultura Forte mostra que investir em cultura é investir nas pessoas, na identidade e no futuro. Este reconhecimento da AMM reafirma que preservar a memória, valorizar nossos mestres da cultura e gerar oportunidades por meio da economia criativa é um caminho de desenvolvimento para Paracatu”.
O Prêmio da AMM
Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) que busca reconhecer e valorizar projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras. A ideia é mostrar que é possível inovar no âmbito da gestão pública municipal e transformar políticas públicas bem-sucedidas em instrumentos de administração.
A 14ª edição da premiação contemplou quatro eixos da administração pública municipal: Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde. Foram mais de 400 projetos inscritos por prefeituras de todo o estado, dos quais 306 foram considerados aptos à seleção, números recordes na história do prêmio.
Após a fase de inscrições, encerrada em fevereiro, uma Comissão Avaliativa formada por representantes da AMM, de órgãos do governo estadual e de instituições acadêmicas ou parceiras selecionou doze finalistas, três para cada eixo.
O projeto de Paracatu avançou para a final no eixo cultura em disputa com as iniciativas “Harmonia nos vales: cultura musical inclusiva e integrada”, de Novo Cruzeiro, e “Projeto de teatro (em)cena: cultura que integra, arte que transforma”, de Cláudio, que receberam menção honrosa.
Os projetos finalistas passaram por visitas técnicas in loco, quando avaliadores analisaram de perto o funcionamento das ações, conversaram com gestores e equipes técnicas e verificaram os impactos gerados na comunidade local.
Os vencedores foram anunciados durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nos dias 5 e 6 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. O tema desta edição do congresso foi “Minas Gerais no centro das decisões: municípios unidos por um Brasil forte!”.
Além da entrega do Prêmio de Boas Práticas, a programação incluiu a Comenda Especial do Mérito Municipalista, maior honraria da AMM, e a Medalha Celso Mello de Azevedo, concedida pelos prefeitos a quem dedicou sua trajetória ao municipalismo, além de palestras, painéis e fóruns para gestores e servidores públicos de todo o estado.