O avanço da saúde regional apoiado pela Anglo American

saude regional anglo american
Divulgação/Anglo American

Nos últimos anos, a rede de saúde em municípios como Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim registrou avanços concretos, como o crescimento de 40% na oferta de serviços locais entre 2014 e 2024. Esse é apenas um dos indicadores que mostram o impacto de ações integradas desenvolvidas com o apoio da Anglo American, que vêm fortalecendo a oferta de cuidados à população nas cidades.

A empresa conduz programas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 3, voltado à saúde e ao bem-estar. Esses programas direcionam investimentos para ampliar a infraestrutura, qualificar equipes e integrar a rede regional. Assim, gera benefícios concretos para as comunidades próximas às operações de minério de ferro da Anglo American em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

A atuação está alinhada ao Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, estruturado nos pilares ESG: Ambiente Saudável, Comunidades Prósperas e Liderança Corporativa de Confiança. Assim, estão estabelecidas metas claras até 2030, incluindo o fortalecimento das redes locais de saúde.

Investimentos que fortalecem estruturas

Um dos principais eixos desse trabalho está na sustentabilidade financeira e operacional das instituições de saúde. Desde 2007, a Anglo American investiu R$ 103 milhões em unidades como o Hospital Imaculada Conceição, a Policlínica de Conceição do Mato Dentro, a UBS do Sapo, a UBS de Alvorada de Minas, o Hospital Nossa Senhora das Graças e a Casa de Caridade Santa Teresa.

Em parceria com a UniverSaúde, a Anglo American também promoveu o desenvolvimento de soluções em sustentabilidade para desenhar e implementar iniciativas financeiras de longo prazo, como otimização de custos operacionais e diversificação de fontes de receita.

As ações contribuíram para que a oferta de serviços crescesse. Entre 2014 e 2024, o número de atendimentos na região aumentou 40%, um reflexo direto da ampliação da estrutura e da qualificação das equipes.

Mais especialidades e mais agilidade

A presença de novos serviços também mudou a experiência das famílias. Desde 2021, 1.254 partos já foram realizados na região, que conta com apoio de atendimento 24 horas em ginecologia e obstetrícia. O ambulatório de feridas, em funcionamento desde 2021, também trouxe atendimento especializado contínuo dentro do território.

Capacitações para as equipes de saúde e condutores de ambulância reforçaram o preparo para situações de urgência. As formações impactam médicos e todos os demais profissionais da área.

Quote de [NOME DA PESSOA]

O acesso a especialistas também foi ampliado. A região passou a contar com serviços em psiquiatria, endocrinologia, pneumologia, reumatologia e neuropediatria, além da implantação da telemedicina, que facilitou consultas e diagnósticos remotos.

O trabalho inclui ainda o mapeamento e regularização do Registro de Qualificação de Especialidade de médicos, fortalecendo o credenciamento profissional e contribuindo para aumentar a atratividade de profissionais nas regiões.

Integração regional pelo CISAME

A articulação entre municípios ganhou força com o apoio ao CISAME, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Espinhaço. A Anglo American custeou 100% da operação do consórcio na implantação e permanece contribuindo com cerca de 50% das despesas atuais.

Com isso, mais de 2 mil atendimentos foram realizados em 2024, incluindo exames de alta complexidade, como ressonância, cintilografia, cateterismo e sedação. A integração regional melhora fluxos, evita deslocamentos longos e amplia a resolutividade da rede de saúde para quem vive na região.

Projetos sociais ampliam cuidado e proteção

O trabalho em saúde é complementado por iniciativas de proteção social, como o Projeto Infância Protegida, presente em cinco municípios. O programa fortalece a atuação conjunta de saúde, educação, assistência social e segurança pública.

Quote de [NOME DA PESSOA]

A Anglo American também mobiliza fornecedores para ampliar o alcance social. Entre 2020 e 2024, parceiros destinaram R$ 8,6 milhões a 297 iniciativas, beneficiando quase 190 mil pessoas. As ações incluem doações hospitalares, esportes para crianças e jovens, combate à dengue e campanhas de conscientização.

Compromisso de longo prazo

As iniciativas de saúde fazem parte de uma estratégia mais ampla da Anglo American, que segue princípios de ESG e metas até 2030. É assim que a empresa reforça seu compromisso com uma mineração que gere benefícios além da atividade ecônomica, também fortalecendo estruturas locais e contribuindo para um legado positivo nos territórios vizinhos das operações do Minas-Rio.

Conheça mais sobre as iniciativas da Anglo American voltadas para saúde em www.angloamerican.com.br.

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse

Encontro contou com a presença de dirigentes do partido e parlamentares do Congresso